17 NOV 2021
Prefeitura homenageia Tia Elza como Orgulho Divinopolitano
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), parabeniza e homenageia a cantora Tia Elza por suas conquistas e trajetória musical como um Orgulho Divinopolitano.

A base de seu repertório é o samba de raiz, de novos compositores, além de suas próprias composições. Em 2007, ela lançou seu primeiro CD, que leva o nome de uma composição da cantora com o maestro Ivan Silva “Vermelha Paixão”. Também foi convidada a fazer o show com Ataulfo Alves Júnior em comemoração ao centenário do cantor.

No município, destaca-se algumas participações, entre as várias realizadas na cidade, como: Show Coral do Sersam no Teatro Usina Gravatá em 2008, show de lançamento do CD do Projeto Valdivino da Vila Vicentina em 2008, show em comemoração a gravação do 100º Programa Música Ambiente da UEMG, show “Nós e o Samba” com as cantoras Marina Gomes e Flávia Simão. Também cantou na recepção do Cônsul Deusdete e o embaixador Murade Murargy de Moçambique.

Em 2016 Tia Elza completou 30 anos de carreira. O talento, profissionalismo e carinho para com todos lhe rendeu alguns reconhecimentos. Foi agraciada com a Comenda da Consciência Negra em 2009, recebeu homenagem no centenário de Divinópolis, diploma ao Mérito Centenário pela colaboração com a cultura local em Itaúna e o Prêmio Mulher Cidadã em 2016.

Em 2017 foi eleita Rainha Nzinga pela Neafro Tambores em Montes Claros. Em 2018 recebeu o prêmio Morfeu pela Academia Divinopolitana de Letras. Em 2019 foi agraciada com o Prêmio Mulheres Notáveis da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Divinópolis (Acid).

Participou do Programa do Ratinho do SBT no quadro Dez ou Mil levando a pontuação máxima. Em 2019 foi convidada do primeiro Dia Nacional da Mulher Sambista na Cinelândia no Rio de Janeiro a convite do grupo Negras Raízes. Em 2020 participou do The Voice Brasil da TV Globo e em 2021 recebeu novamente o Prêmio Mulheres Notáveis na Categoria de Cantora.

Atualmente ela transita entre Divinópolis, Rio de Janeiro e Belo Horizonte enquanto se prepara para gravar o segundo CD da carreira. Além da agenda de shows, Tia Elza participa do Bloco Filhos de Clara da Cantora Aline Calixto.