23 SET 2021
Cidadãos notáveis recebem títulos de Orgulho Divinopolitano
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov) ‒ Diretoria de Comunicação, realizou, nesta manhã (23/9), no Centro Administrativo, a segunda edição da homenagem a munícipes que se distinguiram em diversas categorias com o título de Orgulho Divinopolitano.

Neste mês, os certificados foram entregues a Cauã Bueno de Oliveira, Gilberto Raimundo, Lucas Adriano, Maria Aparecida Sotero e Matheus Fagner de Oliveira. A abertura foi realizada com o saxofonista Fabiano Santos, que executou o Hino de Divinópolis.

O título de Orgulho Divinopolitano foi concebido pelo governo municipal para o reconhecimento institucional de quem valoriza Divinópolis pela excelência em campos da ação humana. “Como prefeito, estou feliz de entregar o título aos divinopolitanos que são orgulho da terra”, disse Gleidson Azevedo, enfatizando que sentia a necessidade de valorizá-los. “Durante o mandato, homenagearemos a muitos cidadãos destacados”, reforçou.

Thiago Nunes, secretário municipal de Administração, reconheceu a importância da gente que promove o nome da cidade na esfera estadual e nacional.  “Os munícipes conferem a Divinópolis o reconhecimento da tradição de sempre preparar pessoas qualificadas que se destaquem entre a população. Por isso, pretendemos homenagear as pessoas que demonstram o talento representando o município”, reforçou.

Ponto alto

Uma das homenageadas, a cantora Maria Aparecida Sotero, interpretou um bolero em espanhol, rendendo homenagem ao falecido esposo. Ela destacou a importância de obter o título de Orgulho Divinopolitano. “Estou imensamente emocionada com a indicação ao título”, disse Sotero. “Comecei a cantar quando tinha 7 anos. Despediram-me em todos os trabalhos, mas não estavam errados. Isso foi porque estava dispersa. Vivia em São Paulo; quando cheguei a Divinópolis, maestro Ivan Silva precisava de cantora. Fui lá e arrasei. Desta vez, não fui despedida do emprego”, contou.
Lucas Vivas, diretor-geral da Emop, João Batista, gerente administrativo da Secretaria de Cultura, e Weslley de Oliveira, diretor de Esportes, participaram da cerimônia de entrega de títulos em lugar de destaque. Outras autoridades presentes foram Gabriel José Vivas, secretário de Fazenda, e Gustavo Guimarães, diretor de Turismo.

Os homenageados já foram identificados em publicações no site da Prefeitura de Divinópolis. Haverá outras edições do evento e o ilustre divinopolitano poderá contatar a Diretoria de Comunicação da Prefeitura.

Conheça um pouco mais dos cinco agraciados:

Cauã Bueno de Oliveira

Cauã, aluno do Colégio Educacional Anglo, conquistou o título ao vencer todos os desafios do Fifa 20 para estudantes nascidos entre 2004 e 2006. Ele competiu com sete adversários de todo o Estado em formato de disputa eliminatória. O estudante vencedor foi premiado com medalha de ouro. Esta foi a primeira competição em que Cauã disputou na modalidade. O e-JEMG 2021 promoveu três modalidades para os participantes, incluídos Xadrez, Fifa 2020 e NBA 2k20, divididos em naipes masculino e feminino, para alunos da rede pública e privada de ensino do Estado. Os três primeiros em cada módulo de cada modalidade receberam medalhas de ouro, prata e bronze.

Gilberto Aparecido Raimundo

Gilberto, 53, nascido e criado em Divinópolis, já se interessava pela arte desde criança. Com o tempo, a paixão tornou-se profissão a que se dedica dia após dia. Ao longo da carreira realizou, exposições em salões de arte, onde muitas das obras receberam importantes prêmios. Foi convidado a expor em galerias, incluída a galeria da Organização das Nações Unidas (ONU), localizada em Viena, Áustria.  Atualmente, Gilberto ainda se dedica à pintura e à restauração, além de ensinar no Instituto Casa do Restaurador em São Paulo e em cidades do Brasil e do exterior.

Lucas Adriano

O designer venceu o concurso Manto da Massa 113, organizado pelo Clube Atlético Mineiro por ocasião dos 113 anos de fundação do clube alvinegro, celebrados em 2021. O divinopolitano é frequentador assíduo dos jogos da equipe do coração. A camisa que o vencedor projetou apresenta o mapa de Minas Gerais e trechos do hino do Atlético estampado com referência a todos os municípios mineiros, que representam o interior do Estado, o povo, as origens e amor dele pelo clube. Em sete dias, o clube de Vespasiano vendeu mais de 120 mil camisas em mais de 50 países, o que tornou Lucas Adriano visível em jornais, revistas e redes sociais de todo o mundo.

Maria Aparecida Sotero

Maria Aparecida, nascida em São João del-Rei em 4 de setembro de 1933, mudou-se para Divinópolis ainda muito jovem e aos 7 anos já demonstrava as habilidades para o canto nas ruas da cidade. Sempre destemida e obstinada, Maria Aparecida foi a primeira mulher a usar calças compridas em Divinópolis e a primeira a candidatar-se a vereadora. Enfrentou inúmeras dificuldades em nome da carreira musical, especialmente nos anos 1960, quando havia muito preconceito, sobretudo contra as mulheres cantoras, porque na época a atividade era considerada indigna das mulheres e logo mal vista pela sociedade.

Matheus Fagner de Oliveira

Atleta profissional da equipe Redstone de mountain bike, Matheus ganhou o torneio XCO com duas voltas de 5,5 quilômetros cada uma contra 13 competidores. Na modalidade XCM, o divinopolitano percorreu duas voltas de 13 quilômetros cada uma contra 15 competidores, também vencendo na modalidade. Matheus possui outros títulos conquistados ao longo da carreira, entre eles Desafio Inconfidentes, Copa Vertentes, Onça de Pitangui, Minas Race, Copa Carmo do Cajuru, Desafio de Itaúna, Desafio Itatiauçú e Sul Mineiro Lambari.
23/09/2021
Orgulho Divinopolitano 2