10 AGO 2021
Nota de Esclarecimento: Poda de árvore na Praça do Mercado
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Diretoria de Comunicação, vem a público fazer esclarecimentos sobre a poda de árvore da realizada na Praça do Mercado:

Primeiramente é importante esclarecer que a poda foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semsur) e não por uma determinada empresa, como foi maldosamente noticiado.

Árvores em ambientes urbanos demandam cuidados maiores para preservação de sua integridade estrutural e estética e, em razão disso, a poda é o mais comum entre os procedimentos de manutenção urbana.

Quando a SEMSUR decidiu realizar a poda na referida árvore, levou em consideração informações técnicas e científicas tomando cuidado para que nenhum galho fosse removido sem uma razão específica. As razões levadas em consideração  foram a retirada de galhos mortos, a melhoria da forma da copa e a redução de riscos.

Ainda, a poda foi motivada visando aumentar a penetração de luz e ar no interior de sua copa e no ambiente logo abaixo dela, aumentando, assim, o tempo de vida da mesma, ou seja, medida corretiva e preventiva. As podas removem galhos enfraquecidos, doentes ou mortos e podem ser realizadas a qualquer época do ano com pouco impacto sobre a árvore.

A árvore podada ganha mais resistência, força e vitalidade, potencializando o uso dos nutrientes retirados do solo.

Infelizmente, pessoas desinformadas interpretam a poda como algo negativo, mas na verdade é muito importante e ocorre até mesmo para ajudar a prevenir pragas e doenças, sem o uso de agrotóxicos e outros insumos agrícolas.

A SEMSUR, nos últimos meses, vem incansavelmente realizando manutenções no que diz respeito à poda de árvores, com intuito de fortalecê-las e prepará-las para o período chuvoso, evitando quedas e desastres.

A SEMSUR, ao realizar a poda de árvores, obedece quatro técnicas, são elas:
  • Limpeza: que é a retirada, da copa da árvore, de galhos e ramos mortos ou morrendo, doentes ou pouco vigorosos, ou que tenham junções fracas.
  • Desbaste: que é a retirada seletiva de galhos e ramos para melhorar a estrutura, propiciando a penetração de luz e a circulação de ar na copa da árvore. Um desbaste adequado abre a copa da árvore, reduz o peso de galhos pesados e ajuda a manter o formato natural da árvore.
  • Elevação: que removendo os galhos mais baixos de uma árvore para prover espaço para construções, veículos, pedestres e permitir o aproveitamento da vista.
  • Redução: que visa a redução do tamanho de uma árvore, frequentemente para evitar conflitos com redes elétricas ou outros serviços públicos. A redução da altura de uma árvore ou do diâmetro de sua copa é mais bem realizada se os ramos líderes forem cortados na altura de galhos secundários que sejam suficientemente grandes para assumir a dominância apical (ou que apresentem pelo menos 1/3 do diâmetro do galho podado). Diferentemente de uma redução drástica da copa, a redução ajuda a manter o formato e a integridade estrutural da árvore.

Assim a poda foi realizada de forma responsável e pelo bem estar da árvore.

O Prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, agradece imensamente a todos os empresários que tem abraçado Divinópolis de uma maneira nunca vista na cidade, investindo o seu tempo e recurso para a melhoria da cidade. Mas, infelizmente, alguns empresários, como foi o caso da Martins Empreendimentos, sofrem com notícias falsas, fakenews, na tentativa de denegrir sua imagem.