29 JUL 2021
Helena Antipoff inaugura Escola de Formação de Agentes Multiplicadores
A Prefeitura de Divinópolis parabeniza o Instituto Helena Antipoff pela inauguração da Escola de Formação de Agentes Multiplicadores Augusto Fidelis.  O evento ocorreu nesta quarta-feira (28/7) na sede da entidade, localizada no bairro Niterói.

A formação visa capacitar pessoas com deficiência intelectual e múltipla sobre seus direitos e deveres, contribuindo para sua autonomia, além de incentivar os assistidos a desenvolverem habilidades, relações em grupo, noções da legislação de deficientes intelectuais e múltipla e fortalecimento de autonomia.

Durante a cerimônia, foram apresentadas duas coreografias de dança do ventre e balé pelas alunas do Grupo Crescer que possuem coordenação da professora Juliana Madeira. Diversas autoridades prestigiaram o evento e puderam conhecer a nova logomarca da escola e descerraram a placa de inauguração.

O jornalista Augusto Fidelis destacou a homenagem que recebeu dando seu nome à escola. “Eu nunca imaginei ou almejei receber uma homenagem como essa. Foi uma honra muito grande. Fiquei muito feliz em nomear uma escola que vai ajudar os jovens especiais a se desenvolverem na vida. Agradeço muito a Deus por isso”, ressaltou.

O homenageado também comentou sobre sua trajetória de contribuição para o instituto. “Eu fui companheiro dessa instituição por muitos anos. A entidade foi fundada por nós do Lions Clube Pioneiro, e eu sou companheiro Leão. Já fui presidente do clube por três vezes. Foram muitos trabalhos prestados para a entidade. Por ser escritor e ter escrito alguns livros eu fui escolhido para nomear a escola”, afirmou.

O presidente do Instituto, Juliano Vilela, explicou como será feito o trabalho da escola com os alunos. “O curso será durante um ano e meio com carga horária de 200 horas. Nós contamos com a participação de profissionais voluntários para ministrar palestras e outros serviços, como pediatras, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e jornalistas das emissoras de Divinópolis. Ao final, os alunos participarão da cerimônia de formatura”, destacou.

A vice-prefeita Janete Aparecida destacou a importância da escola para o município. “Estamos dando autonomia, por meio de um instituto especializado, para que os jovens especiais possam ter independência e conhecimento de seus direitos para lutar cada vez mais para serem reconhecidos como pessoas de direitos. Isso é muito importante porque traz a cada um deles a condição de lutar, de levantar a voz e reivindicar o respeito. É isso que nosso município quer, que cada um deles sejam respeitados”, concluiu.

Também estiveram presentes na inauguração o secretário de Cultura, Diniz Borges Filho, a secretária de Assistência Social Juliana Coelho; a gerente de Assistência Social, Vanessa Mello; a presidente do Lions Clube Pioneiro, Carla Marques, os vereadores Flávio Marra (Patriota), Ney Burguer (PSB), Ademir Silva (MDB), Zé Braz (PV), Wesley Jarbas Oliveira (Republicanos), além dos assessores dos vereadores Israel da Farmácia (PDT) e Lohanna França (CDN) e a representante da Semusa, Cíntia Siqueira.

Atualmente a Prefeitura possui dois termos de parceria celebrados com a entidade, sendo o pagamento de um profissional para realizar medidas de controle e higienização de ambiente, equipamentos e materiais para o enfrentamento da Covid-19 e de compra de materiais para limpeza e higienização e estimular o desenvolvimento neuropsicomotor da criança e do adolescente com deficiência, por meio de atividades de recreação, esportivas e a psicomotricidade. Ambos os termos são executados com recursos provenientes do Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FIA) de Divinópolis, após deliberação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.