A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, nesta quinta-feira (29/10), uma ação especial em comemoração ao Outubro Rosa na Farmácia Municipal Central. A atividade, iniciada às 8h, reuniu 37 participantes, entre servidores e usuários da unidade, com orientações sobre a importância do autocuidado e da prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
A programação contou com uma palestra conduzida pela psicóloga Andreia Fontes e pela assistente social Priscila Camargos, profissionais da Policlínica Municipal. Durante o encontro, foram abordadas questões relacionadas à conscientização sobre a saúde feminina, destacando a importância de reconhecer possíveis sinais de alerta e buscar acompanhamento profissional.
A atividade também proporcionou um momento de reflexão sobre a necessidade de reservar tempo para cuidar da própria saúde, incentivando os participantes a valorizarem o bem-estar físico e emocional.
Como forma de reforçar a mensagem da campanha, todos receberam uma mensagem motivacional com os dizeres: "Sua vida é preciosa demais para deixar o autocuidado para depois".
A iniciativa aproveitou o período de espera dos usuários para compartilhar informações e promover a integração entre a equipe e a população, ampliando o alcance das ações educativas desenvolvidas pela rede municipal de saúde.
A Semusa destaca que a conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero deve ir além do mês de outubro, incentivando as mulheres a manterem o acompanhamento regular e a procurarem os serviços de saúde sempre que necessário.









