28 JUN 2021
Semas oferece serviços para melhor atendimento às pessoas com deficiência

Com articulação entre os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), envolvidos no atendimento às pessoas com deficiência, usuários e seus familiares de pessoas com deficiência, atendidos no Serviço de Convivência Salviano Avelar foram incluídos no Centro Dia.

Fizeram parte desta articulação representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro de Convivência Municipal Salviano Avelar.

Com a pandemia, os atendimentos coletivos foram suspensos e, com isso, os usuários do Centro de Convivência Salviano Avelar ficaram desassistidos. Além, disso, para não segregar o atendimento e garantir mais qualidade do serviço, uma vez que no Salviano apenas contava com monitores e auxiliares de monitores, os usuários foram encaminhados para o Centro Dia, custeado em parceria com a Semas, na Apae.

A secretária municipal de Assistência Social, Juliana Coelho, destaca a iniciativa acertada da Semas no reordenamento dos serviços e atendimento aos usuários pelo Centro Dia.  "O serviço ofertado pelo Salviano Avelar, embora de suma relevância, não era tipificado e ainda não oferecia o atendimento preconizada na Política de Assistência Social e ao invés de incluir, promovia a segregação do público. Com isso, atendendo as normativas, apesar de maior investimento da prefeitura, será ofertado um atendimento adequado e com maior qualidade no Centro Dia”, destacou.

O Centro Dia, para além do espaço físico mais adequado às necessidades da pessoa com  deficiência, conta também com equipe multiprofissional , composta por educadores sociais, monitores, recreador, técnico desportivo, assistente social, psicóloga, coordenador e merendeira, dando mais dignidade aos usuários e melhorando o atendimento, depois de mais de um ano, desassistidos.

O foco do serviço, está no atendimento especializado às famílias e às pessoas com deficiência, com algum grau de dependência e comprometimento no desenvolvimento da autonomia priorizando atividades adequadas às particularidades dos usuários; trabalhando-se a autonomia, autodefesa e autogestão deste e a emancipação das famílias. As metodologias de trabalho do Centro Dia objetivam dar mais autonomia aos usuários e assim prepará-los para uma vida ativa, dinâmica, produtiva e até mesmo para o mercado de trabalho.