15 MAR 2021
Forças se unem para cumprimento de decreto da Onda Roxa

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (15/03), no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, uma reunião com representantes de forças de segurança e outros órgãos para tratar de questões relacionadas ao cumprimento do Decreto nº 14.263 que institui a Onda Roxa no município.

A vice-prefeita lembrou que todas as decisões tomadas para a elaboração do decreto foram tomadas diante dos números de ocupação de 100% dos leitos de CTI e enfermaria adulto e infantil, destinados a pacientes de Covid-19, ou com suspeitas da doença, em Divinópolis.

“O momento que estamos passando não é de férias, não é de festa, é o momento da gente se resguardar, para resguardar o próximo, para que possamos sair dessa o mais rápido possível. Se fosse uma questão de escolha nós não teríamos fechado, porque sabemos a realidade dos empresários e das pessoas que precisam trabalhar, como os autônomos. A situação dos leitos é impensável há um tempo atrás. Esse é o momento para termos empatia, para nos preocuparmos com a situação do outro. Sei da situação econômica, mas o que estou pedindo é que, pelo amor de Deus, fiquem do nosso lado, fiquem em casa, para podermos reverter essa situação”, pediu Janete Aparecida.

Participaram desta reunião, o Prefeito Gleidson Azevedo, a Vice-Prefeita Janete Aparecida, o Secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva; o Secretário de Administração, Thiago Nunes; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Gonçalves; o Secretário de Meio Ambiente, Ezequiel Cilas; o Secretário de Trânsito, Lucas Estevam; o Assessor Especial de Governo e Secretário Interino de Fiscalização de Obras Públicas, Fernando Henrique.

Também estiveram presentes o Comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Erlando Ferreira da Silva e o Comandante da 7ª Região, Wemerson Lino Pimenta; o Delegado Regional da Polícia Civil, Cleovaldo Pereira; Comandante Joselito Oliveira do Corpo de Bombeiros; o Promotor de Justiça, Marcelo Valadares; Breno Clementino representou a Acasp.

A reunião contou ainda com integrantes da Fiscalização de Posturas e da Vigilância em Saúde, além do Prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, que participou da reunião através de videoconferência.

Na reunião, em conjunto, foram aprimoradas algumas medidas restritivas:

Barragem - Nesta reunião ficou reforçado que está proibido o uso de toda a orla da barragem, tanto do lado de Carmo do Cajuru quanto do lado de Divinópolis, onde a região é conhecida como Lago das Roseiras.

Som - O decreto prevê também a apreensão de equipamentos de sonoros e até som automotivo, bem como todo tipo de aglomeração de pessoas, inclusive da própria família que moram separados.

Pitangui - A rua Pitangui está proibida de ser utilizada para práticas esportivas, podendo ser utilizada apenas para passagem de pedestres. Esta questão será cobrada pela Polícia Militar, pelos fiscais de postura e pelos fiscais da vigilância sanitária.

Praças - Está proibido o uso de todas as praças públicas de Divinópolis.

Máscaras - O decreto já prevê que a pessoa que não estiver usando máscara circulando pelas ruas poderá ser multada em R$ 83,33 e em caso de reincidência, o valor será dobrado ou triplicado. A multa será aplicada no CPF do infrator e será aplicada pelos fiscais da Prefeitura.

Celebrações religiosas – Celebração religiosa somente de forma virtual.