Atividade promovida pelas Unidades Básicas de Saúde reuniu moradores para diálogo sobre saúde emocional e autocuidado
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Unidades Básicas de Saúde Nações e Ponte Funda, realizou na quinta-feira (29/1) uma palestra e roda de conversa em alusão à campanha Janeiro Branco. A atividade aconteceu no Salão Comunitário do Ponte Funda, e reuniu moradores da região para um momento de reflexão e diálogo sobre saúde emocional.
O evento teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental, estimular o diálogo sobre sentimentos, emoções, estresse, ansiedade e autocuidado, além de reduzir o preconceito e o estigma em torno do tema. A iniciativa também buscou incentivar o autoconhecimento, ajudando as pessoas a refletirem sobre como estão se sentindo, fortalecer vínculos mostrando que ninguém está sozinho em suas dificuldades e orientar sobre quando e onde buscar ajuda profissional, se necessário.
A atividade foi conduzida pela agente comunitária de saúde Ana Luiza Marques Silveira, pelo psicólogo Romero Marcius Viegas Meireles e pela enfermeira Ana Luiza Alves Leonel. Os profissionais conduziram uma abordagem acolhedora e participativa, permitindo que os presentes compartilhassem suas experiências e tirassem dúvidas sobre saúde mental.
A ação foi realizada durante o encontro mensal do grupo de Hiper Dia, que acontece na última semana de cada mês e reúne a comunidade para atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças.
O Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre saúde mental e emocional, incentivando as pessoas a cuidarem do bem-estar psicológico logo no início do ano, momento propício para novos começos e reflexões sobre a qualidade de vida. A Prefeitura de Divinópolis reafirma seu compromisso com a promoção da saúde integral da população, desenvolvendo ações que valorizam não apenas o cuidado físico, mas também o bem-estar emocional e mental dos divinopolitanos.