15 OUT 2019
EDUCAÇÃO
Aluna de escola municipal é classificada para semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Maria Clara Silva Pereira, aluna do 7º ano da Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira, foi classificada para a semifinal da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. O texto “Heróis de batina” concorreu na categoria Memórias Literárias e para participação a aluna teve orientação da professora Elizete Vilela de Faria Silva, que desenvolveu  em sala oficinas de produção  de texto.

Depois de passar por várias etapas, o texto foi selecionado como um dos 500 semifinalistas da Olimpíada da Língua Portuguesa em todo o Brasil. Para isso, o texto foi analisado pelas comissões julgadoras: escolar, municipal e estadual.

Esta é a terceira vez que a escola consegue se classificar para essa etapa da Olimpíada. Em 2012, o aluno Bruno Marques foi medalhista de ouro e, em 2016, a aluna Ana Laura Faria foi medalha de bronze. A escola já teve alunos premiados em outros concursos nacionais, como da Abracopel e da CGU, destacando -se também em concursos locais, como o da Sala Verde Frei Paulino.

Teve ainda um projeto de produção de texto selecionado pela equipe responsável pela Olimpíada, como um dos dez melhores do Brasil, apresentado pela professora Elizete no seminário em São Paulo em 2017.

De acordo com a diretora da escola, Maria Regina Carregal de Souza, o concurso se defere dos demais porque não é apenas um concurso de produção de texto. “Ao longo de vários meses são trabalhadas oficinas que contribuem, não  apenas para que os  alunos se apropriem do gênero em questão, como também para a aprendizagem da língua portuguesa. O aluno tem oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, sem falar na valorização do lugar onde vive, como tema dos textos, que desperta o sentimento de pertencimento” destacou.

No mês de novembro, alunos e professores semifinalistas participarão de oficinas de escrita. Mais informações sobre esta Olimpíada no site www.escrevendoofuturo.org.br