Para iniciar o calendário letivo com o pé direito, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sediou nesta terça-feira (3/2), das 8h às 17h, no Centro Técnico Pedagógico (Cetepe), no bairro São Sebastião, a segunda fase da Trilha Formativa Pacto Mineiro pela Alfabetização, reunindo também representantes dos municípios de São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste, que integram o trio de cidades participantes.
A ação é uma realização da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SEE/MG) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), e tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças na idade adequada, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa articula a atuação do Estado, dos municípios, das escolas e das famílias, fortalecendo práticas pedagógicas, promovendo a formação continuada dos educadores e disponibilizando materiais didáticos estruturados, em consonância com as diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O evento realizado em Divinópolis aconteceu com a proposta de dar continuidade à formação dos professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, voltada à alfabetização, e dos educadores do 3º ao 5º ano, com foco na recomposição das aprendizagens. Estavam presentes para compor a mesa os secretários municipais de Governo e de Educação, Mateus Tavares e Andreia Dimas, os vereadores Flávio Marra, Kell Silva e Ney Burguer, assim como o representante do município de São Sebastião do Oeste, o secretário de Educação André Meireles, e de São Gonçalo do Pará, a articuladora municipal Patrícia Oliveira. Também marcaram presença os assessores Bruno e Thamires, dos vereadores Ana Paula do Quintino e Vitor Costa.
Em seu segundo ano consecutivo no nível ouro na pontuação da alfabetização na idade correta, Divinópolis caminha para se manter como referência na área da educação, como explica a secretária de Educação, Andreia Carla Ferreira. “Algo que temos que destacar é que o nosso município alcançou 100 por cento dos pontos, graças à dedicação e ao empenho de todos os profissionais, além da relação entre o Legislativo e o Executivo, que desenvolve na cidade políticas públicas com foco na educação.”
Para o secretário de Governo, Mateus Tavares, ser professor é um dom que não acontece apenas pelo querer de alguém. “Crianças muito especiais esperam por vocês e que possam usar com elas o conhecimento adquirido hoje. Além deste evento, ainda temos outros dois que estão ocorrendo de forma simultânea em outros espaços da cidade.”
Para os profissionais da educação de Divinópolis, a troca de experiências entre os municípios participantes auxiliará na obtenção de mais conhecimento para o dia a dia em sala de aula, como explica o presidente do Conselho Municipal de Educação, Otávio Vinícius. “Nós estamos aqui hoje para uma etapa do Pacto Mineiro, de modo a engrandecer a política pública de fortalecimento do processo de alfabetização das nossas crianças e das demais cidades presentes.” A educadora e diretora do Cetepe, Kenya Grazielle, expressou sua satisfação em receber a atividade no local. “Todos estamos reunidos com um único propósito, que é a educação, e é com muito orgulho que fizemos essa parceria que leva nossos profissionais à excelência.”
Divinópolis como referência regional
Representando o município de São Gonçalo do Pará, a articuladora Patrícia Oliveira demonstrou sua gratidão por Divinópolis tê-los acolhido como polo do encontro. “Agradeço por nos receber para este momento, no qual estamos com alta expectativa pelo resultado.” Já o secretário de Educação de São Sebastião do Oeste, André Meireles, complementou, expressando entusiasmo pela participação no momento formativo. “Para nós é muito importante estarmos aqui nessa troca de experiências. Uso o lema de que aqui em Divinópolis a educação avançou e que em São Sebastião também vai avançar.”
Os vereadores presentes destacaram os avanços da educação durante a atual gestão, por meio do esforço contínuo dos educadores. “Eu vim do Cetepe e a palavra que trago hoje é gratidão, porque vocês trazem aquilo de mais importante, que é o conhecimento”, disse o vereador Flávio Marra. Kell Silva relembrou a luta de ser professor nos dias atuais. “Vocês, professores, sabem que é muito difícil termos duas funções, assim como sabem que o trabalho de vocês é imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa.”
A fala foi finalizada pelo vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Ney Burguer, ao aconselhar o aproveitamento dos ensinamentos ao longo do dia. “Aproveitem, porque todo dia é diferente, e que cada um que não é daqui possa levar as dicas para o avanço da sua cidade.”
A Prefeitura e a Semed agradecem a presença de todos os educadores e municípios parceiros e ressaltam a relevância da troca de experiências e de saberes para o compromisso pedagógico e a construção coletiva de uma educação pública de qualidade.