26 SET 2019
João Severino promove 3ª edição de Dia das Estrelas

A Escola Municipal João Severino de Azevedo promove a 3ª edição do projeto Dia das Estrelas em 30 de setembro. O evento será realizado na biblioteca da escola, a partir das 8 horas. Esse será importante momento de valorização para leitura e alunos que até agora leram a maioria de livros desde o início do ano letivo.

O evento será biblioteca da escola, e cerca de 120 alunos participarão no dia, quando haverá programação diferenciada das demais. Cenário de praia criado nas dependências da escola, e aula de zumba (dança caribenha) será ministrada por professora de dança convidada. Haverá sorteio de brindes, apresentação com óculos de realidade virtual e merenda.  Alunos de 6º a 9º ano de 10 a 15 anos participarão do momento.

O Projeto das Estrelas tem funcionado na escola durante seis anos e prepara-se durante o ano letivo com cinco eventos e avaliações de leitura semanais para alunos da escola. Segundo professora e técnica Renata Camargos, um dos desafios enfrentados na maioria das escolas, especialmente as periféricas, é indisciplina e constatação de que alunos não possuem hábito de leitura. “Necessidade de revitalizar a biblioteca da escola torna-se primordial fazendo-a deixar de ser obsoleta, ultrapassada e ocupar lugar destacado, convertendo-se em agradável ambiente desejado por alunos. Para isso, a biblioteca foi informatizada e reestruturada e tornou-se mais conveniente e visualmente agradável”, disse.

A escola também criou critério de autopromoção de empréstimo de livros. Em outras palavras, dado que sejam bons leitores, realmente leiam, comportem-se bem na biblioteca e cuidem de livros que tomem emprestados, alunos são promovidos a Estrela – o que depende completamente dos leitores.

Alunos-estrela têm “benefícios”, por exemplo, escolher qualquer livro, incluindo a Prateleira das Estrelas, e participar de atividades festivas que são exclusivas a alunos. O objetivo é mostrar-lhes, a estes e a alunos não promovidos, que são capazes de escolher, na biblioteca e na vida, se desejam brilhar e destacar-se, ou não.

A escola oferece variedade de atrações trimestrais promovidas em dia chamado Dia das Estrelas com atividades exclusivas para alunos promovidos.  O espaço da biblioteca está decorado com placas luminosas confeccionadas com material reciclável, lâmpadas natalinas e tecido vermelho, que simboliza tapete. Contação de histórias, dramatizações e músicas interpretadas por alunos ou funcionários da escola apresentam-se com propósito de que o espaço seja dinâmico e divertido. Assim, a unidade escolar pretende instigar alunos que, sem receber promoção, não podem participar de festividades para converter-se em Estrelas em seguintes celebrações.

Segundo diretora da escola Simone Maia, foi importante que alunos se sentiram valorizados. “Por parte de alunos, há significativa mudança positiva em atitude; e hoje sabem que podem desfrutar a leitura. A biblioteca escolar de hoje é ponto de referência entre bibliotecas da cidade”, salientou.

A iniciativa da bibliotecária foi marcada por curso que ensinou na biblioteca da escola a bibliotecários sobre como usar o Projeto das Estrelas eficientemente e informatizar a biblioteca gratuitamente como parte do Programa Biblivre. Hoje, escolas municipais e estaduais já aplicam o Projeto das Estrelas às bibliotecas.

E.M. João Severino de Azevedo atende aproximadamente 600 alunos, divididos em três turnos, desde 1º a 9º ano e da educação de jovens e adultos, na Rua Joaquim Manoel Pereira, nº 920, Davanuze.