26 SET 2019
Divinópolis recebe 9ª Rodada do Patrimônio Cultural

Divinópolis sediou um dos encontros da 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural. A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), junto ao Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud) organizou o evento que aconteceu na quarta-feira (25/09), no auditório da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Cerca de 40 municípios participaram do encontro.

Representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) estiveram presentes e orientaram os participantes quanto à participação no ICMS cultural. Conselheiros, historiadores e Secretários Municipais de Cultura da região discursaram e levantaram temas como leis de proteção, legislações complementares e educação patrimonial.

A participação dos membros dos setores é uma das ações pontuadas no Programa do ICMS Patrimônio Cultural. O encontro também define diretrizes a serem seguidas para ajudar nessa pontuação, além de instruir os participantes nas ações de conservação do patrimônio.

“Hoje é um dia muito importante de formação. Pudemos nos conectar com pessoas de outras cidades para debater e trocar experiências a cerca de políticas de patrimônio e a implementação das mesmas nos municípios”, destacou a professora e pesquisadora do Cemud, Flávia Lemos.

Divinópolis é a primeira cidade da região a recepcionar um evento deste porte até o momento.

O secretário de cultura de Divinópolis, Gustavo Mendes, destaca a importância de sediar o encontro para discutir as políticas de proteção ao patrimônio cultural com os municípios.

“Reunir os municípios e representantes do Iepha é muito importante, pois nos permite alinhar ideias através de um contato direto, nos dando uma segurança para conseguirmos elevar as políticas públicas”, ressalta Gustavo.

O primeiro encontro aconteceu no município de Conceição do Mato Dentro e contou com a participação de gestores públicos de 20 municípios.