12 SET 2019
Saúde oferece tratamento para alívio das dores

Método Lian Gong não possui contraindicação e pode ser opção de atividade física para idosos e pessoas com doenças crônicas

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Reabilitação (Crer), oferece gratuitamente aulas de Lian Gong, prática corporal chinesa para prevenir e tratar dores no corpo. Apesar de objetivos tão específicos, o Lian Gong ultrapassa o tema da dor para alcançar resultados como a melhoria da qualidade do sono, da mobilidade, maior disposição para execução das tarefas diárias, redução do uso de medicamentos, maior socialização, aumento da flexibilidade, força, equilíbrio e das capacidades motoras, além do ganho de tônus muscular.

As aulas são ministradas pela fisioterapeuta do Crer, Christiany Lilian de Souza. A profissional destaca a melhoria dos pacientes com a terapia. “Os exercícios têm um caráter bem fisioterápico, tanto que até pessoas com dores podem praticá-los, desde que não estejam atravessando crises agudas. As séries melhoram o funcionamento do músculo porque o tornam mais rígido e beneficiam sua relação com o esqueleto. O alongamento é feito de forma lenta e gradativa. Não é brusco, como a ginástica na academia. O que também protege o corpo de lesões”, explica.

O paciente Marcelino Geraldo da Silva, morador do bairro Ponte Funda, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e estava em cadeira de rodas. Com ajuda dos tratamentos do centro de reabilitação, ele voltou a caminhar. “Quando cheguei no Crer, não conseguia andar sem ajuda e hoje já consigo. Fui muito bem recebido aqui, todos me trataram muito bem. Estou praticando o Lian Gong para melhorar meu equilíbrio”, conta.

Segundo a paciente Ademilde Kretli Wan Der Mass, os exercícios estão possibilitando uma boa recuperação da cirurgia de artroplastia total do joelho direito (prótese). “Estou me tratando no Crer desde junho e estou gostando muito. Venho aqui duas vezes na semana fazer os exercícios que estão me ajudando demais na recuperação da cirurgia e faço também um acompanhamento psicológico. Agradeço demais por todo carinho que recebo no meu tratamento”, comenta.

O Secretário de Saúde, Amarildo de Sousa, explica que vários servidores do Crer se especializam em novas técnicas e a Semusa apoia métodos que sejam utilizados a serviço da população divinopolitana.

“A ginástica terapêutica vem comprovando sua eficácia, temos inúmeras histórias de sucesso entre os pacientes, principalmente nos idosos. A prática melhora o equilíbrio, o que diminui as quedas, um problema nessa fase da vida”, afirmou.

As aulas de Lian Gong acontecem nas segundas e quartas-feiras, às 8h. Os encaminhamentos para atendimento no Crer são feitos pelas unidades de saúde do município e da região, pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (CISVI), pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto e em internações pelo SUS nos hospitais.

O horário de funcionamento é das 7h às 17h. O endereço é Avenida Getúlio Vargas, 550, Centro, telefone 3222-6111.