22 AGO 2019
TRÂNSITO
EducaTrânsito alerta crianças do Pão da Alma para perigo do cerol

Visando à segurança de pedestres e condutores, agentes do EducaTrânsito, iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), promoveram palestra no Projeto Pão da Alma, bairro Santa Lúcia. Um dos temas foi o perigo do cerol e da linha chilena. No encontro da última terça-feira (20/08), foram utilizadas histórias infantis para exemplificar situações cotidianas no trânsito de maneira interativa e lúdica.

O agente de trânsito Adnaldo José Rosa reforçou a importância de palestras em escolas, empresas e entidades. “É muito gratificante participar dos momentos, pois, além de ensinar, aprendemos muito pelo olhar de cada um. O objetivo é que sejam multiplicadores de informações dentro da família e do grupo de amigos. Conhecimento deve ser compartilhado”, disse.

A supervisora social do Pão da Alma, Alessandra Cristina dos Santos, explicou que o trabalho realizado pela Settrans por meio de apresentações impacta as atitudes das crianças. “Solicitamos palestra após o caso que aconteceu ao jogador de futebol Gabriel, de apenas 15 anos, cuja perna foi amputada após acidente que envolveu uso de cerol em linhas. Alertar para o perigo do cerol é muito importante. Aqui perto há rodovia que muitos alunos cruzam para ir à escola. Educação para o trânsito é fundamental”, afirma.

Pão da Alma é entidade beneficente, filantrópica e sem fins lucrativos. A finalidade é proporcionar serviços de assistência social por meio de trabalho voluntário destinado a melhorar a formação educacional e cultural de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos no bairro Santa Lúcia e nas proximidades, em Divinópolis. O espaço oferece atividades como reforço escolar, atendimento psicológico, atividades que incluem arte, cultura e esporte, momentos de lazer, petiscos às crianças e doação de cestas de alimentos básicas.

Instituição

Em 1992, massoterapeuta Silvânia e esposo maquinista Otalício assistiram família que vivia em bosque, debaixo de lona, com duas crianças, no bairro Santa Lúcia. Famílias vindas de outras cidades acamparam ali, algumas com graves problemas de saúde.

Preocupada com o futuro das crianças, Silvânia realizou trabalho de resgate. Então, buscou mostrar aos pais o potencial dos filhos que eles mesmos desconheciam, assim como apresentar um futuro diferente da realidade em que viviam. Logo, o Projeto Pão da Alma foi fundado para distribuir cestas de alimentos básicas à famílias que assistissem à palestra mensal para receber orientações e envolver crianças em atividades de afastamento das ruas.

Apoio

Com ajuda de apoiadores, a sede construiu-se; e o serviço era realizado por voluntários. Em 2017, o projeto associou-se com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que contratou funcionários. A equipe desenvolveu serviço de convivência e fortalecimento de vínculo e hoje trabalha com 54 crianças em dois turnos, manhã e tarde.

O espaço é capaz de oferecer almoço a crianças com apoio semanal do Banco de Alimentos e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo Dos Santos, crianças que iam à escola sem alimentar-se adequadamente agora puderam mudar o hábito alimentar com ajuda da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag).