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AGO
22
22 AGO 2019
Procon orienta sobre atualização de usuários de linhas móveis pré-pagas
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O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) informa que prestadoras de telefonia móvel iniciaram o Projeto Cadastro Pré-Pago. O objetivo da campanha de recadastramento é evitar fraudes de subscrição, ou seja, cadastros em nome indevido, e proporcionar mais segurança a consumidores.

A Anatel identificou problemas com cadastros desatualizados, e prestadoras contatam consumidores por mensagens (SMS), chamada de voz gravada (voicer), chamadas, janelas emergentes (pop-ups) em telas de celulares, entre outros meios, a fim de convocar o usuário para que se comunique com a operadora de serviço e atualize o cadastro.

Após o prazo limite, a linha móvel do usuário que não atualizar o registro como orientado pela operadora poderá ser bloqueada. Para aderir ao projeto, o consumidor deve informar RG, CPF e endereço completo com CEP.

Independentemente da recepção de mensagens, consumidores de linhas móveis pré-pagas que queiram saber mais sobre o tema ou a situação cadastral podem diretamente comunicar-se com a prestadora contratada.

Procon adverte que, por razões de segurança, usuários não forneçam dados pessoais em mensagens ou chamadas recebidas, mesmo que afirmem ser de operadoras. É recomendável que, após receber o contato, o consumidor retorne contato com a operadora no canal de atendimento usual.

Para verificar os canais de atendimento da operadora, o consumidor poderá acessar o vínculo (link) https://www.anatel.gov.br/dados/cadastro-pre-pago.

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