27 JUN 2019
Escola cria Gelateca e Caixa Literária para incentivar leitura

A Escola Municipal Professora Hermínia Corgozinho implantou dois projetos de incentivo a leitura para beneficiar alunos, funcionários e comunidade. O primeiro deles é Gelateca, projeto que surgiu em reunião de planejamento do Projeto Minha Cidade Lê. Outro projeto é Caixa Literária.

A Gelateca consiste em geladeira que estava inutilizada e foi doada à escola. Trabalho de adesivagem fez-se em parte externa da geladeira com personagens de literatura infantil e frases de incentivo a leitura.

A Gelateca está em refeitório da escola para que alunos possam apreciar bons livros e revistas durante recreio. Dentro do equipamento, está diversidade de livros e revistas doados por alunos, funcionários, professores e comunidade. Todos têm acesso à Gelateca. “Em recreio, é lindo ver pequeninos naturalmente retirarem livros. Alguns se agrupam e leem um para o outro”, destacou diretora Maria Tereza Silva.

Outro projeto é Caixa Literária, caixa especialmente preparada com a frase "Se quiser, leve. Se puder, traga", que está localizada à entrada da escola durante o ano e à disposição de quem deseje doar ou tomar livros emprestados. No espaço, diversos tipos de literatura existem, e aqueles que o desejem podem levar livros e/ou revistas para casa, ficar com estes pelo tempo de que precisem e devolvê-los à caixa. “Importante é ler e devolver [publicações] para que a caixa esteja sempre cheia. A Caixa Literária é aberta à comunidade. Por meio de projetos, é muito gratificante perceber quanto alunos estão mais interessados em livros”, reforçou a diretora.

A iniciativa da Gelateca foi de diretora Maria Teresa Silva, que doou a geladeira; e, juntamente com diretora pedagógica Izabel Pereira, elaboraram arte de adesivagem. Bibliotecárias Lúcia e Patrícia cuidam de manter a Gelateca e a Caixa Literária organizadas e renovadas.

E.M. Professora Hermínia Corgozinho, localizada na Rua Viriato Corrêa, nº 2.400, Bela Vista, atende 524 alunos de 1° a 9° ano de ensino fundamental.

Fonte: Assessoria PMD