26 JUN 2019
Escola de educação especial e Cmei promovem festas juninas

Escolas municipais estão em temporada de festas juninas, em que alunos e profissionais de educação podem interagir com comunidade escolar. Encerrando festas de junho, no sábado (29/06), a E.M. Raio de Sol realizará evento a partir das 8 horas. Alunos de educação infantil dançarão ao som de “O Balão Vai Subindo”, ensino fundamental, com a música “Eu só Quero um Xodó”, 6º e 8º ano trarão “Esperando na Janela” e “Paixão Mineira”, 9º ano apresentar-se-á ao público com “Cabelo Loiro”, e 7º ano, com “Galera de Cowboy”. Por último, haverá quadrilha que envolverá alunos, funcionários e familiares.

Raio de Sol é a única escola da rede municipal de ensino que oferece educação especial. Atende alunos com deficiência intelectual, deficiência múltipla associada a deficiência intelectual e/ou transtornos globais de desenvolvimento e transtorno de espectro autista.

De acordo com diretora Renata Almada, a escola atende alunos de bairros e zona rural que em grande maioria vêm de famílias de média e baixa renda. “O objetivo é socializar alunos, mostrar trabalhos desenvolvidos por meio de apresentações artísticas e promover integração de famílias com a escola. Mostramos que, mesmo com deficiências, manifestam potencialidades por dança e alegria presente na escola. O evento é sem fins lucrativos,” ressaltou.

Mesmo sem ter lucro, Raio de Sol organiza-se com doações e mantém comidas típicas de festa junina tradicional, como caldo de feijão, pipoca, canjica, beijo quente e pé de moleque, tudo gratuito. A escola, localizada na Rua Nova Lima, nº 920, Bom Pastor, atualmente tem 65 alunos, 35 dos quais em horário integral.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Isaura Ferreira também realizará festa junina no sábado (29/06). “Fazenda de Isaurinha – plantando valores”, ligada a temática do Projeto Minha Cidade Lê, ocorrerá a partir das 16 horas, no Colégio São José, na Rua Sergipe, nº 271, Centro.

Dentro da programação, haverá cinco apresentações de turmas, casamento na roça, comidas típicas, sorteio de brindes e coroação de rei e rainha da festa. A renda será revertida para reforma do pátio 1 do Cmei, que atende 220 alunos de creche III a 2º período.