26 JUN 2019
Teatro Gravatá comemora 12 anos valorizando artistas locais

O Teatro Municipal Usina do Gravatá completa 12 anos, no sábado (29/06). Em comemoração à data, a celebração de um culto ecumênico será preparada no pátio do teatro, com participação de Uirapuru Canto Livre; e, depois, haverá apresentação da Banda Municipal de Música. Atrações estão marcadas para começar a partir das 16 horas.

A antiga Usina do Gravatá abriu as portas como teatro municipal em 29 de junho de 2007. O prédio histórico da Usina de Álcool Motor de Mandioca do Estado de Minas Gerais, primeira da América Latina, foi construído em 1932. O imóvel funcionou também como depósito para a extinta Companhia Agrícola de Minas Gerais (Camig), quando recebeu nome de Usina Gravatá em homenagem ao primeiro diretor Antônio Gonçalves Gravatá. Depois de reivindicações de agentes culturais da cidade, o prédio foi tombado pelo município e tornou-se patrimônio histórico de Divinópolis.

O secretário municipal de Cultura, Gustavo Mendes Martins, ressalta a importância do teatro municipal para Divinópolis.

“O teatro é berço de artistas da cidade. É local que foi desejado e reivindicado durante muito tempo. Tem importância tanto histórica como cultural para o município, porque é espaço onde artistas têm oportunidade de mostrar trabalhos a toda comunidade”, destaca Gustavo.

O Teatro Usina do Gravatá recebe atrações locais e do Centro-Oeste. Já foi palco de aclamadas e premiadas apresentações como Mimulus Cia. de Dança de BH, cantor Vander Lee e companhia de teatro Grupo Galpão.