27 AGO 2018
TRÂNSITO
Settrans participa de seminário sobre mobilidade urbana em Contagem

Representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) de Divinópolis participaram do Seminário de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte, realizado no Sest/Senat de Contagem, no final de semana. Foram convidados para o evento 151 municípios de Minas.

Organizado pela Associação de Dirigentes Municipais de Transportes e Trânsito (Adimtram), o evento abordou educação, integração, legislação, sinalização, transportes e desafios da mobilidade urbana e teve a participação de organizações do trânsito, como Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e Detran, além de engenheiros, técnicos, policiais militares e rodoviários.

O agente da Settrans, Cleiton de Souza, afirma que o seminário foi voltado às melhorias nas cidades em termos de mobilidade e tratou de temas amplos, como tecnologias aplicadas em sinalizações viárias, exemplos de outras cidades sobre trabalhos de mobilidade urbana, entre outros.

“Então, houve temas bastante amplos, além do pessoal do Detran, que explicou as cidades de menor porte que ainda não se municipalizaram, ou seja, não se integraram ao Sistema Nacional de Trânsito, para que eles venham a fazer este processo. A partir de 2019, todas essas cidades que ainda não se integraram receberão comunicados para que façam a integração, que é uma obrigação legal por cumprir”, explicou.

O gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Victor Moreira, destacou que detalhes sobre cursos para agentes de trânsito foram acertados no seminário.

“O interessante que conseguimos foi acertar alguns detalhes sobre cursos que precisamos fazer com os agentes de trânsito que são cursos obrigatórios do Contran. Por enquanto, não temos nada concreto; primeiro, estamos conversando com o Sest/Senat para poder fazer um curso de condutores de veículos de emergência, que é obrigatório para os agentes de trânsito que dirigem viaturas nessas situações. Então, o bom foi que podemos acertar esses detalhes”, disse.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024