“Sentinela da Cidade do Divino” completa décadas de atuação, promovendo disciplina, cidadania e valores sociais na juventude
A Prefeitura de Divinópolis, em nome da vice-prefeita e diretora do Tiro de Guerra 04-019, Janete Aparecida e também pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settrans), parabenizam a instituição pelo trabalho histórico de formação de jovens, promovendo civismo, disciplina, patriotismo e responsabilidade social.
Conhecido como “Sentinela da Cidade do Divino”, o TG 04-019 foi criado em 19 de fevereiro de 1949 pela Portaria nº 29 e iniciou suas atividades provisoriamente no edifício conjugado ao Banco da Lavoura, na Praça Benedito Valadares, sob a direção do então prefeito Juvelino Rabelo e a instrução do 1º Sargento Antídio Reis Corrêa e do 3º Sargento Hélio Araújo Campos. Desde então, a instituição passou por diferentes sedes, sendo inaugurada sua atual unidade no bairro Interlagos em 1º de junho de 1970.
O TG 04-019 atua em parceria com a Prefeitura de Divinópolis e o Exército Brasileiro, formando reservistas de 2ª categoria e preparando jovens para o Serviço Militar Obrigatório sem comprometer estudos ou trabalho. Com instruções diárias de aproximadamente duas horas e período de instrução de nove meses, os atiradores aprendem valores essenciais de cidadania, hierarquia, responsabilidade e participação comunitária.
Atualmente, a “Escola de Civismo e Cidadania” conta com dois instrutores e cerca de 100 atiradores matriculados anualmente, fortalecendo o compromisso do TG com a juventude da cidade e da região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Em nome da Settrans e da Prefeitura, Janete Aparecida reforça a importância do TG 04-019: “Parabenizo todos os atiradores e instrutores que, ao longo das décadas, transformaram esta instituição em referência de civismo, disciplina e compromisso social. É uma honra contribuir com esta casa de cidadania e para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.”
A Settrans celebra o trabalho contínuo do TG 04-019 e reforça o apoio às atividades da instituição, reconhecendo o valor histórico e social do Tiro de Guerra para Divinópolis, garantindo a formação de jovens preparados para servir à comunidade com honra e dedicação.