09 SET 2016
Educação de Divinópolis cresce no Ideb e supera meta

A educação de Divinópolis continua avançando e superando as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Uma série de fatores desenvolvidos pela Prefeitura de Divinópolis contribuiu para os resultados positivos. Gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a rede municipal recebeu investimentos no ensino infantil, 10 escolas foram reformadas, professores valorizados, criação de 23 salas para atender jovens com dificuldade aprendizagem foram alguns dos avanços e outras ações foram essenciais para o desempenho.

Divinópolis conquistou 6.7 no Ideb até 4ª série/5º ano e superou a meta de 6.2, de acordo com os dados apresentados pelo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2013, o Ideb da educação era de 6.5. Na educação de 8ª série/9º ano o Ideb foi de 5.1 e o índice ficou dentro da meta. No Ideb de 2013, o índice era de 4.8.

O Ideb de Divinópolis é superior a média nacional e estadual. Em Minas Gerais, a nota do Ideb até 4ª série/5º ano foi de 6.1 e 5.5 foi a nota média do Brasil. Com 5.1 no Ideb de 8ª série/9º ano, Divinópolis também superou os números do Estado (4.6) e do Brasil (4.5). Na comparação com as metas nacionais e estaduais, Divinópolis superou as projeções.

Destaque

A Escola Municipal São Geraldo no Centro, por exemplo, atingiu a melhor nota entre as 29 unidades pesquisadas nos anos inicias de ensino. De acordo com Inep, a nota foi 7.9, contra 7.4 do índice interior. A Escola Municipal Professora Hermínia Corgorzinho do Bairro Bela Vista foi outro com destaque: 7.2. A unidade escolar registrou um dos melhores crescimentos. No Ideb de 2013, a escola registrou 6.4 no índice.

Outro destaque foi a Adolfo Machado com 6.9 e o Centro Técnico Pedagógico (Cetepe) com 6.8. “Quero parabenizar toda a comunidade escolar pelo resultado importante que colocar a nossa educação como referência. O resultado é o empenho dos professores, conselhos e a participação dos pais ajudaram. O bom desempenho também resultado de uma série de investimentos que fizemos desde 2009. Deste valorização dos professores, reforma de escola, merenda de boa qualidade, escola em período integral, atendimento para estudantes com dificuldades de aprendizagem”, afirmou o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo.

Ações

O Plano de cargos e salário da Educação (PCCS) valorizou os servidores e ampliação da licença maternidade é outro avanço. Para contribuir com o desenvolvimento da educação, foram criados a ouvidoria Educacional para ouvir das demandas, além de implantar o setor de Dinâmica Escolar, criação dos Conselhos Escolares nas Escolas e nomeado o Conselho Municipal de Educação.

A Prefeitura de implantou 23 salas recurso para Atendimento educacional Especializado para Atendimento (AEE) no contra turno ajudando crianças com problemas de aprendizagem. Outra forte ação foi a política de atendimento ao aluno de inclusão com a criação do cargo de Assistente Educacional e uma Equipe Técnica na Semed.

Também foi elaborado o Plano Decenal Municipal de Educação de Divinópolis em parceira com Conselho Municipal de Educação para planejar o ensino da rede municipal. Duas escolas funcionarão em tempo integral. O Cento Municipal de Educação Infantil (Cmei) em 2016 e  a Escola Municipal Oribes Batista Leite a partir de 2017.

O “Minha Cidade Lê” tem foi um do O Minha Cidade Lê possibilitou a comunidade escolar desenvolver a educação usando as ferramentas de leitura e escrita para o mundo da imaginação, criança e construção de ideias e contribui para a cidade receber o selo do Ministério da Educação de “Município Livre do Analfabetismo”.

O Ideb é um indicador que relaciona o desempenho dos alunos com dados de fluxo escolar. O estudo é realizado a cada dois anos pelo Inep, e avalia alunos do ensino fundamental da rede pública e do ensino médio de escolas públicas e privadas.