Ação integra estratégias de enfrentamento às arboviroses e reforça a prevenção em áreas propícias a criadouros
Reforçando a importância da promoção da saúde pública e da prevenção de doenças, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou neste sábado (7/2), das 8h às 12h, o 2º Mutirão de Limpeza contra a Dengue de 2026, abrangendo 13 bairros das regiões Norte e Oeste do município.
Nos bairros da região Norte, Afonso Pena, São Sebastião, São Vicente, Santa Clara, Jardim América, Jardim Capitão Silva, Vila Cruzeiro e Sidil, foram recolhidos três caminhões de móveis velhos, um de recicláveis, duas camionetes de pneus e duas de resíduos diversos. Na região Oeste, nos bairros Quintino, Conjunto Habitacional Nilda Barros, Campina Verde, Casa Nova e Novo Portal, foram recolhidos dois caminhões de móveis antigos, um de recicláveis e uma camionete de pneus.
A iniciativa tem como principal objetivo evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, por meio do recolhimento de materiais propícios ao acúmulo de água parada e que também podem servir de abrigo para outras zoonoses e animais peçonhentos, integrando as ações de enfrentamento às arboviroses.
Durante a atividade, foram recolhidos materiais como pneus, latas, potes, garrafas, plásticos, entre outros que possam reter água e que foram depositados pelos moradores nas calçadas dentro dos horários estabelecidos.
Atenção às visitas indesejadas
Os mutirões têm como estratégia reforçar as ações após o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2026, que indicou situação de alto risco, com índice de infestação de 5,9%, sendo que 91% dos focos foram identificados em ambientes domiciliares.
Segundo o último boletim referente à dengue, chikungunya e zika vírus, Divinópolis registrou, neste início de 2026, 42 casos confirmados de dengue, com 13 hospitalizações. Os maiores números concentram-se na faixa etária de 20 a 39 anos, sem registros das demais doenças.
Como forma de prevenção e para evitar que o mosquito chegue às residências, a população deve manter quintais e calhas limpos, tampar caixas d’água, colocar areia nos vasos de plantas, trocar regularmente a água de bebedouros de animais e manter piscinas devidamente cobertas, evitando focos de proliferação da doença.
A Prefeitura ressalta a importância da colaboração da comunidade, com a retirada dos materiais para as calçadas durante os mutirões, e reforça que o combate ao mosquito só é eficaz quando a população age de forma conjunta.