O evento trará a distribuição gratuita de preservativos para os foliões
Em tempos de folia, não se deve esquecer do principal: proteção. Pensando nisso, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoverá a distribuição gratuita de preservativos durante o Pré-Carnaval do Divino, neste sábado (7/2), com a finalidade de garantir uma comemoração mais segura e com responsabilidade entre os presentes.
A distribuição acontecerá das 10h às 18h na van do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em momentos de abordagens individuais dos foliões no evento.
A Prefeitura reforça a presença de um esquema de segurança reforçado em toda a extensão do circuito que cobrirá situações de perturbação sexual e assédios dentro do evento.
Proteção e atenção redobrada às ISTs
Durante o decorrer do mês de fevereiro, a equipe do CTA desenvolverá ações e medidas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com participações ativas na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com distribuição de preservativos feminino em Unidades Básicas de Saúde com foco na atenção junto à comunidade.
A ação vem como estratégia para combater dados epidemiológicos de casos de HIV/AIDS no município de Divinópolis, que entre os anos 2012 a 2025, confirmou 867 novos casos, mostrando a alta predominância no sexo masculino com 701 positivados (81%) contra 166 do feminino (19%). A faixa etária mais acometida é de 20 a 39 anos, sendo a via sexual a principal forma de transmissão.
Em comparação, 2024 a cidade registrou 46 casos de HIV, com 42 em homens e 4 em mulheres, contra os 20 casos confirmados de 2025, com 16 entre homens e 4 para mulheres, mantendo-se a faixa etária de predominância de 20 a 39 anos.
No Brasil, a maior incidência, segundo dados do Ministério da Saúde, concentra-se entre homosexuais, pessoas trans, profissionais do sexo, usuários de álcool e outras drogas e entre pessoas privadas de liberdade.
A Prefeitura e a Semusa reforçam que cuidado e atenção nunca são demais e que pedir ajuda ou procurar informações é crucial para o diagnóstico precoce para tratamento adequado. Ressaltam ainda sobre a importância da utilização de preservativos como forma de prevenção às ISTs.