Projetos trabalharam a diversidade étnico-racial entre os alunos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), parabeniza as escolas municipais Professora Maria de Lourdes Teixeira e José Quintino Lopes, que foram agraciadas, nesta segunda-feira (24/11) pelo prêmio “Educador Antirracista 2025”.
O projeto “Vozes que Ecoam: por uma Sociedade Antirracista”, da Escola Maria de Lourdes, representado pela professora Merilyn de Freitas Valadares, ficou em terceiro lugar na disputa. A proposta incluiu debates, leituras, exibição de filmes e produções artísticas que resultaram, ao longo do ano, na criação de poemas e ilustrações para compor um livro fruto do aprendizado desenvolvido no processo.
O livro foi lançado e pode ser adquirido na editora Patrimônio das Letras. Suas páginas são repletas de obras que transmitem sentimentos, consciência, memórias, perguntas e esperança das crianças participantes, reafirmando o sucesso do projeto.
O projeto “Contos Clássicos: Novos Olhares”, da Escola José Quintino Lopes, foi representado pelas professoras Raquel de Jesus Evangelista, Maildes Umbelina Mamede e Hayany Franciscani Ribeiro, e recebeu o primeiro lugar no evento. O desenvolvimento da iniciativa contou com a abordagem de contos clássicos, como “Afra e os Três Lobos” e “Cinderela e Chico Rei”, inseridos em versões afro, sem personagens tradicionalmente brancos, ampliando a diversidade cultural e promovendo o empoderamento ao mostrar que pessoas negras também fazem parte das histórias que as crianças leem.
Por meio do engajamento das crianças nas atividades de leitura, a escola investiu em uma maleta viajante com jogos, que os alunos da creche três, do primeiro e do segundo período levavam para casa nos finais de semana, como alternativa para ampliação do repertório cultural e reconhecimento dos contos e mitos advindos de povos africanos trazidos ao país.
Divinópolis como porta de entrada para a representatividade
Idealizado pela vereadora e professora Kell Silva, o prêmio tem como objetivo reconhecer educadores que promovem uma educação pautada no respeito à diversidade e no combate ao racismo nas escolas, consolidando ambas as iniciativas como espelhos de temas pertinentes para as crianças ao desdobrar o assunto do programa Minha Cidade Lê sobre as diversidades étnico-raciais, promovendo protagonismo negro e respeito às diferenças.
Impactando a vida dos estudantes, o projeto desenvolvido pela professora Merilyn motivou e inspirou diversos alunos a identificarem e não aceitarem formas de preconceito. “Parabenizo a nossa querida professora Merilyn de Freitas pela premiação no Projeto Educador Antirracista. O trabalho incrível que ela realizou com os alunos foi reconhecido, destacando o empenho dela e o talento dos estudantes. O resultado foi um sucesso, e isso demonstra o impacto positivo que ela tem na vida dos estudantes”, ressaltou a diretora da Escola Maria de Lourdes, Miriam Carla.
Para a diretora da Escola José Quintino Lopes, Cássia Petrônia, o prêmio gerou uma feliz surpresa entre professores, alunos e familiares envolvidos na causa. “É com grande alegria que tivemos essa surpresa maravilhosa de nossa escola ter sido selecionada em primeiro lugar nesse concurso do Projeto Educador Antirracista. Foi um orgulho muito grande trabalhar um tema tão relevante dentro das propostas apresentadas para 2025.”
A Prefeitura de Divinópolis reafirma seu compromisso com a pauta antirracista e parabeniza os educadores pelos resultados alcançados, reconhecendo-os como mediadores fundamentais da inclusão e do conhecimento afro.