Iniciativa da Secretaria de Educação monitora crianças de 2 e 3 anos nas creches municipais para prevenir defasagens na aprendizagem
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), implantou em agosto deste ano o Projeto VIDI - Vigilância do Desenvolvimento Infantil, que tem caráter preventivo e visa à identificação precoce de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com índices inferiores aos esperados. A iniciativa inovadora oferece às crianças matriculadas nas unidades escolares municipais, público-alvo Creche II e III, a oportunidade de observação antecipada de possíveis características neurodivergentes, possibilitando a adoção de práticas pedagógicas voltadas à superação das dificuldades apresentadas nos estágios iniciais do aprendizado.
Durante visita ao CMEI Herbert de Souza, um dos locais onde o projeto acontece, a secretária municipal de Educação, Andréia Dimas, destacou o avanço da educação inclusiva no município. “Hoje o CMEI Herbert de Souza é um dos exemplos na educação inclusiva. Atualmente, nós implementamos o Projeto VIDI, que atua na vigilância, ou seja, um projeto de intervenção precoce do desenvolvimento infantil”, afirmou a secretária.
A fisioterapeuta responsável pelo projeto e professora do município, Danielli Ramalho de Oliveira, explicou que o VIDI acompanha o desenvolvimento de crianças de 2 e 3 anos. “Ele utiliza o Denver II, que é um instrumento de triagem padronizado internacionalmente para detectar o atraso neuropsicomotor das crianças de 0 a 6 anos”, ressaltou. O processo funciona por meio de uma amostragem com aproximadamente oito crianças de cada turma, que são submetidas a testes específicos para avaliar o desenvolvimento.
Após a testagem, é elaborado um relatório com orientações para o professor regente desenvolver atividades voltadas aos aspectos que apresentaram atraso, não apenas com as crianças avaliadas, mas com toda a turma. “Desse relatório surge um encaminhamento com orientações para o professor regente trabalhar o que foi apresentado no teste, prevenindo eventuais defasagens no desenvolvimento e até possíveis deficiências”, explicou Danielli.
Encaminhamentos necessários
Quando alguma criança apresenta atraso significativo na linguagem, é feito encaminhamento para o fonoaudiólogo, com orientação à família. Nos casos de atraso motor, o encaminhamento é para fisioterapia, sempre com o envolvimento familiar, garantindo que as dificuldades sejam tratadas antes de impactarem a aprendizagem escolar.
Segundo Danielli, a principal dificuldade identificada durante as avaliações está relacionada à defasagem na linguagem, frequentemente decorrente da falta de estímulo em casa e do uso excessivo de telas. “As crianças estão com uma defasagem na linguagem muito grande. As famílias, às vezes, pelo dia a dia corrido, não estão conversando com as crianças, não estão estimulando. Isso também pode ser consequência do uso abusivo de telas. Com a tela não há interação”, afirmou.
A diretora administrativa do CMEI Herbert de Souza, Adriane Maria Teixeira Santos, ressaltou o impacto positivo do projeto e o engajamento das famílias. “A gente percebe, a partir das avaliações e do olhar atento dos profissionais, que esse olhar se estende às famílias. Elas também passam a observar mais seus filhos e a acompanhar os marcos de desenvolvimento”, destacou. Para ela, o projeto é fundamental, pois impacta diretamente o crescimento das crianças e o alcance dos objetivos da instituição.
A expectativa da equipe escolar é ampliar o número de avaliações e fortalecer as ações de intervenção precoce. “Esperamos avaliar mais crianças e realizar intervenções antecipadas, detectando atrasos e encaminhando para os atendimentos necessários. O objetivo do projeto é justamente esse: intervir cedo para garantir que as crianças tenham um desenvolvimento satisfatório ao longo do crescimento”, concluiu Adriane.
A implementação do Projeto VIDI reforça o compromisso da Prefeitura de Divinópolis com a educação inclusiva e o desenvolvimento integral das crianças desde a primeira infância. A iniciativa representa uma política pública inovadora, que aposta na prevenção e no acompanhamento especializado como caminhos para assegurar a todas as crianças da rede municipal oportunidades equitativas de desenvolvimento, respeitando suas particularidades e necessidades específicas.