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JUL
02
02 JUL 2025
SAÚDE
Prefeitura convoca vereadores para reunião sobre Fila Única do SUS e anuncia medidas para combater faltas e agilizar atendimentos
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Encontro apresentou números preocupantes e firmou novas parcerias para fortalecer a regulação da saúde em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu nesta terça-feira (2/7) uma reunião estratégica com vereadores para apresentar o funcionamento da Fila Única de regulação do Município e discutir novas ações que visam reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados na rede pública. O encontro também serviu como alerta para um desafio crescente: o alto índice de ausências injustificadas às consultas agendadas, que prejudicam o andamento da fila e representam desperdício de recursos públicos.

Estiveram presentes a vice-prefeita, Janete Aparecida; a secretária de Saúde, Sheila Salvino; o secretário de Governo, Matheus Tavares; a responsável pela regulação da Semusa, Cristiane Silva Joaquim; e o superintendente executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), José Márcio Zanardi. Também participaram os vereadores Wellington Well, Ney Burguer, Rodyson do Zé Milton, Josafá Anderson e Matheus Dias; além dos assessores Rodolfo Martins (representando o vereador Breno Junior), Fernando (vereador Flávio Marra), Hugo Diz (vereador Walmir Ribeiro), Adriano Faria (vereadora Ana Paula do Quintino), Adriana de Oliveira (vereador Washington Moreira), Carlos Franklin (vereador Israel da Farmácia) e Ana Clara Madeira Campos (vereador Vitor Costa).

Durante a apresentação, Sheila Salvino destacou que a Fila Única no município registra atualmente mais de 40 mil solicitações ativas, entre consultas, exames e procedimentos especializados. Os atendimentos são organizados pela Central Municipal de Regulação, seguindo critérios clínicos de prioridade. Apesar da estrutura funcional, o sistema enfrenta entraves causados pela ausência de pacientes que, mesmo confirmando presença, não comparecem.

Somente no primeiro quadrimestre de 2025, 27,6% dos pacientes com consultas marcadas faltaram sem apresentar justificativa. “É um número alarmante. Isso interrompe o fluxo de atendimentos, prejudica outros pacientes que estão aguardando e gera custos desnecessários ao município”, explicou a secretária.

Como resposta, a Semusa adotará uma nova regra: pacientes que confirmarem consultas e não comparecerem, sem justificativa plausível, terão que recomeçar o processo regulatório do início. A medida, de caráter educativo, visa estimular o uso consciente e responsável dos serviços públicos de saúde. “Nossa equipe entra em contato com o paciente até três dias antes da consulta. Muitos confirmam a presença, mas simplesmente não aparecem. Com essa mudança, queremos despertar um senso de responsabilidade coletiva”, reforçou Sheila.

A vice-prefeita Janete Aparecida foi firme ao afirmar que o sistema de regulação deve ser respeitado. “O que temos é um sistema eficiente, que precisa apenas do comprometimento de todos para funcionar da melhor maneira possível”, destacou.

Janete também enfatizou o esforço do município para garantir um atendimento digno à população. “Temos investido muito além do que é exigido por lei. Nos primeiros quatro meses deste ano, aplicamos 24,17% do orçamento na saúde, quando o mínimo constitucional é de 15%. Isso demonstra o quanto a gestão prioriza a saúde pública.”

Parcerias e investimentos para acelerar atendimentos

Um dos pontos abordados foi a fila para consultas com especialistas, que soma atualmente 14.792 pacientes. Entre janeiro e maio de 2025, foram investidos mais de R$ 13 milhões apenas na atenção especializada. A especialidade com maior demanda é dermatologia, com 3.392 pessoas aguardando consulta.

Para enfrentar esse gargalo, a Semusa busca parceria com universidades que possam ajudar a agilizar estes atendimentos através de um programa educacional voltados aos alunos de medicina. Outra fila preocupante é a de colonoscopias, com 2.903 pacientes na espera. O município recebe, em média, 129 novas solicitações por mês, mas consegue ofertar apenas 67 exames mensais. Antes realizados exclusivamente no Hospital São João de Deus, que não consegue atender a demanda por receber pacientes de toda região, os procedimentos passarão a ser feitos  no Hospital São Judas Tadeus, graças ao apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (CISVI). A medida agilizará os atendimento e deve contribuir significativamente para a redução da fila.

Programa “Agiliza: Menos Espera, Mais Saúde”

Durante o encontro, foi lançado oficialmente o programa “Agiliza: Menos Espera, Mais Saúde”, fruto de uma nova parceria com o CIS-URG Oeste. O consórcio será responsável por operacionalizar a confirmação das consultas por meio de um call center estruturado, que realizará o contato direto com os pacientes, validando a necessidade do atendimento, orientando sobre o comparecimento e realizando o agendamento.

O programa, que respeita as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), funciona em seis etapas: triagem via call center, regulação de prioridade, definição da modalidade de atendimento (presencial ou telemedicina), agendamento, realização do procedimento e agendamento de retorno. “Essa estrutura permitirá conhecer a real necessidade de cada paciente e otimizar a organização da fila”, explicou José Márcio Zanardi, superintendente do CIS-URG Oeste.

Com essas medidas, a Prefeitura de Divinópolis reafirma seu compromisso com uma saúde pública mais ágil, eficiente e humanizada. A gestão municipal reforça o apelo à população: comparecer à consulta agendada é um gesto de respeito, solidariedade e valorização do serviço público. Cada presença conta — e cada ausência impacta.
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