A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), anuncia a 1ª edição da Mostra Divinopolitana do Audiovisual (Moda). O evento está agendado para domingo (25/5), das 9h às 21h, no Teatro Municipal Usina Gravatá, com entrada gratuita. A mostra é uma realização do Polo Artistas Independentes do Audiovisual (Paia), que teve sua formação recente e desenvolve a proposta de forma 100% voluntária.
A mostra tem como foco promover e dar destaque aos artistas do audiovisual do nosso município.
Nesta primeira edição, serão exibidas apenas produções divinopolitanas realizadas por meio da Lei Paulo Gustavo (2023), do Governo Federal. Curtas-metragens, documentários e videoclipes compõem a programação. As produções já estão sendo divulgadas na rede social da mostra (@mostradivinopolitana) e irão compor quatro categorias distintas. São elas: Mostra Mulheres do Cinema Divino; Mostra Cultura Negra, Fé e Identidade; Mostra Divinópolis em Cena; e Mostra Cinema é Diversidade. Serão 12h de programação gratuita para toda a comunidade. A diversidade das produções é um grande diferencial da mostra, que também contará com atrações, convidados especiais e rodas de conversa com os realizadores. O público terá a oportunidade de conhecer e prestigiar os artistas da nossa cidade e suas respectivas obras.
De acordo com o Polo Artistas Independentes do Audiovisual, a Moda nasce com o intuito de valorizar e celebrar as produções audiovisuais realizadas no município de Divinópolis por meio da Lei Federal Paulo Gustavo. A primeira edição busca educar a população divinopolitana sobre a efervescência cultural relativa ao audiovisual existente em nossa cidade.
“A Secretaria Municipal de Cultura apoia a iniciativa e entende que a cidade possui cineastas com produções expressivas, reconhecidas e premiadas. Temos qualidade e capacidade para fazer cinema. É importante transformar a mostra em um evento tradicional e anual, e por isso estamos apoiando a iniciativa do Polo Artistas Independentes do Audiovisual”, destacou.
Por meio da Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura, foram produzidas aproximadamente 44 obras, de diversos estilos e gêneros, como videoclipes, documentários e curtas-metragens.