A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou entre os dias 4 e 6 de julho a tradicional Festa de Reinado do bairro Campina Verde, que marcou a abertura oficial do calendário de festas culturais e religiosas do município neste segundo semestre de 2025. A celebração foi a primeira do ano e reuniu diversas guardas de Moçambique, Congo e Catupé, em uma vibrante manifestação de fé, tradição popular e resistência afro-brasileira.
Promovida pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do bairro, com apoio da Semc e da Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (Congadiv), a festividade celebrou a força das raízes africanas e o papel fundamental das comunidades congadeiras na preservação da cultura local.
O coordenador de Cultura Popular e Integração Cultural da Semc, Junio Santos, destacou a relevância do evento para a valorização da memória coletiva e da identidade do povo divinopolitano.
“Foi um sucesso o evento no bairro Campina Verde. A Festa de Reinado é mais que uma celebração: é resistência, memória e pertencimento. É o nosso povo expressando sua fé e sua cultura com dignidade e beleza. A Semc segue empenhada em apoiar e valorizar cada uma dessas manifestações que fortalecem nossa identidade cultural”, afirmou.
Símbolo da herança afro-mineira, a Festa de Reinado reúne guardas, capitães, rainhas, reis e congadeiros em um ritual coletivo de espiritualidade, orgulho e devoção, perpetuando uma história que atravessa gerações e enriquece o patrimônio imaterial de Divinópolis.
Confira a galeria de fotos:
https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/477/reinado-do-campina-verde