A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Gerência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou a incorporação de 13 novos itens na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), que conta agora com 274 medicamentos e insumos básicos. A atualização da Remume foi apresentada durante a IV Reunião Ordinária de 2025 do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizada em 30 de abril de 2025.
A Remume é revisada anualmente com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Ministério da Saúde, nas diretrizes clínicas e nas evidências científicas mais recentes.
Para o estudo dessas diretrizes e evidências, o município conta com o apoio da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), que subsidia o processo de tomada de decisão. A CFT é um órgão colegiado multiprofissional composto por dois médicos, duas enfermeiras, dois dentistas, três farmacêuticos e um nutricionista, que emitem pareceres técnicos para apoiar a gestão municipal.
Entre as atualizações de 2025 da Remume, destacam-se a incorporação de 13 novos medicamentos, sendo eles:
* Algestona + Estradiol – Perlutan®️ (Anticoncepcional)
* Carbonato de Cálcio 500 mg
* Carbonato de Cálcio 500 mg + Vitamina D 200 UI
* Carbonato de Cálcio 500 mg + Vitamina D 400 UI
* Carbonato de Cálcio 600 mg + Vitamina D 400 UI
* Dexametasona 4 mg (comprimido)
* Dipirona 500 mg – Novalgina®️ (Analgésico/Antitérmico)
* Doxazosina 2 mg (Hiperplasia Prostática)
* Doxazosina 4 mg (Hiperplasia Prostática)
* Finasterida 5 mg (Hiperplasia Prostática)
* Guaco (xarope – Expectorante)
* Medroxiprogesterona + Estradiol (Anticoncepcional)
* Ondansetrona 4 mg – Vonau Flash®️ (Náuseas e vômitos)
O gerente de Assistência Farmacêutica, Fábio Botelho, informa que, durante a reunião no CMS, também foi anunciada a incorporação do implante de etonogestrel (Implanon®️) para atendimento dos grupos prioritários definidos no Protocolo de Saúde da Mulher, conforme os critérios da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). "Faremos a incorporação deste implante, mas este item ainda não está disponível. Garantimos que o recurso já está garantido e, em breve, iniciaremos o processo de aquisição e a capacitação da rede para sua implantação", declarou.
Por outro lado, na atual revisão do Remume, foi aprovada a despadronização da Alogliptina (Nesina®️), tendo em vista que essa tecnologia isoladamente representava quase 20% dos gastos totais com a aquisição de medicamentos, o que compromete a sustentabilidade orçamentária da Assistência Farmacêutica.
A Gerência de Assistência Farmacêutica destaca que, dos 274 itens previstos na Remume, o município de Divinópolis apresenta atualmente um índice de apenas 3,3% de faltas, o que representa nove medicamentos em desabastecimento. "Com grande satisfação, destacamos que esse percentual tem se mantido estável desde o início do segundo semestre de 2024, graças aos esforços contínuos da administração municipal", finalizou Botelho.