A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), realizou o terceiro grupo de famílias de 2025 atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Lar das Meninas, vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudeste. O encontro aconteceu ontem (24/4), das 18h às 21h, e reuniu 36 participantes.
O evento teve como tema central a violência contra a mulher, com foco na Lei Maria da Penha e suas especificidades. A condução da atividade foi realizada pela técnica de referência do Cras Sudeste e do SCFV Lar das Meninas, Elaine Madureira, e pela educadora social do SCFV, Viviane Santos. As famílias participaram de uma reflexão sobre o impacto positivo da Lei Maria da Penha na proteção dos direitos das mulheres.
As famílias são acompanhas pelo Cras Sudeste, localizado na rua José Afonso Micheline, nº 151, no bairro Nossa Senhora das Graças. O objetivo do SCFV é fortalecer os vínculos e a convivência. No grupo de famílias, a cada mês é trabalhado um tema diferente.
A iniciativa reafirmou o compromisso do Cras Sudeste e do SCFV Lar das Meninas em continuar oferecendo suporte e promovendo ações que contribuam para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, impactando positivamente a vida das famílias atendidas.
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) foi criada para prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Ela surgiu após o caso de Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de tentativa de feminicídio, cujo caso ganhou repercussão internacional.
A lei reconhece cinco tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Também garante medidas protetivas de urgência, como o afastamento do agressor e a proibição de contato com a vítima, que podem ser solicitadas de forma rápida e sem a necessidade de advogado.
A Prefeitura reforça que qualquer caso de violência não deve ser silenciado. Para denunciar atos de violência, disque 100, 181 ou 190, ou compareça à delegacia mais próxima.