A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), divulga os resultados positivos da implementação do processo digital de Transmissão por compra e venda de bens Imóveis, em vigor desde 1º de janeiro de 2025. Desde então, mais de mil transmissões já foram realizadas por meio da nova plataforma digital, com redução expressiva nos prazos de emissão do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Anteriormente, o processo era feito presencialmente e podia levar até uma semana para ser concluído. Com o novo sistema implementado, os ITBIs passaram a ser emitidos em até dois dias, demonstrando maior agilidade, eficiência e comodidade para os contribuintes.
Segundo o Secretário Municipal de Fazenda, Gabriel Vivas, “Antes, o processo tramitava fisicamente entre secretarias, de um prédio a outro, o que exigia tempo e deslocamento. Com a tramitação digital, isso deixou de existir. Além disso, o contribuinte consegue acompanhar em tempo real as fases do seu pedido e é notificado por e-mail a cada movimentação. Isso representa mais transparência, controle e comodidade para todos”, disse.
A iniciativa representa um importante avanço na modernização dos serviços públicos, contribuindo para o fortalecimento desenvolvimento da economia local, ampliando o controle e a transparência das operações.
O protocolo é realizado através do Portal de Serviços Digitais da Prefeitura Municipal de Divinópolis e um manual encontra-se disponível no seguinte link
https://servicos.prefeituradivinopolis.com.br/govdigital/Microsservicos/instrucao/221.
Dúvidas e esclarecimentos através da Gerência de Cadastro Imobiliário no
3229-8170 (Whatsapp) ou na Gerência de Tributos imobiliários no
3229-6528 (Whatsapp).