Atividades foram promovidas pela Unidade de Saúde Itaí e contaram com a liderança do psicólogo Gerson Gonçalves
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Unidade de Saúde Itaí, promoveu na Escola Estadual Nossa Senhora do Sagrado Coração, localizada na rua Beira Alta, n° 100, bairro São Luís, um importante trabalho de conscientização sobre os prejuízos do bullying. Participaram da ação alunos do 6° ao 9º ano.
O psicólogo Gerson Gonçalves realizou uma oficina terapêutica sobre bullying, dando a oportunidade e induzindo os estudantes a refletir sobre o impacto dessa questão no ambiente escolar e na vida pessoal.
Com uma abordagem acolhedora e interativa, o psicólogo conduziu dinâmicas que estimularam o diálogo, a empatia e a conscientização sobre a importância do respeito e da convivência harmoniosa.
Lei de combate ao bullying
O bullying tem sido um problema de saúde pública no Brasil, e afeta um em cada dez estudantes. Essa prática foi criminalizada no país a partir da Lei 14.811/2024, e é definida como ato de intimidação física ou psicológica.
Essas atividades acompanham o cumprimento da lei através das atividades em contato direto com o público que é, em maior parte, afetado pelo bullying, que são as crianças e adolescentes.
Como identificar a prática de bullying nas escolas?
De acordo com a Lei n° 13.185, em vigor desde 2016, as agressões podem ser identificadas através de violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. As agressões podem envolver ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.