A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), informa que, na manhã de hoje (28/3), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudoeste, localizado no bairro São José, promoveu uma roda de conversa com usuários do Cras que estão na listagem de descumprimento das condicionalidades de educação do Bolsa Família.
O encontro contou com a participação de 19 famílias e foi o primeiro evento organizado pelo Cras com essa temática em 2025. Na abertura, as assistentes sociais Isabela Diniz, Jucimara Amaral e Maria Cristina Silva apresentaram o trabalho do Cras em relação ao atendimento e acompanhamento no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem como público prioritário as famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.
Durante a roda de conversa, foram discutidos temas como vacinação, frequência escolar e os cuidados com alimentação saudável e higiene. Também foi enfatizada a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos pelos pais, com ênfase na presença nas escolas e na observação dos motivos pelos quais os filhos podem não querer ir às aulas.
As participantes avaliaram o encontro de forma positiva, considerando-o uma oportunidade de conscientização sobre a importância das condicionalidades do Bolsa Família, visando garantir o acesso à escolarização dos filhos.
A Semds reforça que as condicionalidades do Bolsa Família são essenciais para garantir os direitos das famílias assistidas, e seu cumprimento é fundamental para a quebra do ciclo intergeracional da pobreza, que é o principal objetivo do programa. Esta ação faz parte das atividades do PAIF, coordenadas pela equipe técnica do Cras Sudoeste.