A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vem a público atualizar a população sobre a situação atual da UPA Padre Roberto Cordeiro Martins, que, no último sábado (15/3), enfrentou um quadro de superlotação.
Na ocasião, 52 pessoas aguardavam internação, enquanto 9 estavam sob observação em unidades de decisão clínica para determinar a possível necessidade de internação. Além disso, 25 pacientes com demandas ortopédicas aguardavam transferência para internação fora da UPA.
Entre 00h de sexta-feira (14/3) e o momento atual, 24 transferências foram realizadas, restando 44 pacientes à espera de um leito hospitalar, o que representa uma taxa de ocupação de 85%.
É importante ressaltar que há registros de recusas de transferência por parte de pacientes internados na UPA, que não desejam ser encaminhados para outros municípios. A Prefeitura reforça que o Sistema Único de Saúde (SUS) é regionalizado, ou seja, a assistência é organizada em redes conforme a complexidade dos atendimentos.
O Hospital São João de Deus, embora atenda majoritariamente pacientes de Divinópolis, é um hospital de referência em alta complexidade para toda a macrorregião Oeste, que abrange 53 municípios. Dessa forma, nem sempre é possível que pacientes de média complexidade de Divinópolis sejam regulados para essa unidade.