A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Noroeste, realizou, na tarde da última quinta-feira (28/11), uma atividade coletiva de caráter continuado do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com os idosos do Centro de Convivência “Fátima Russo” e seus familiares, com a temática “Gentileza”.
O Dia Mundial da Gentileza foi instituído após uma conferência realizada em Tóquio, em 1996, com o objetivo de incentivar a empatia e a bondade entre as pessoas. A roda de conversa buscou proporcionar aos idosos e seus familiares uma reflexão sobre atitudes e pequenos gestos do dia a dia que podem fazer a diferença. A palavra “gentileza” tem origem no latim gentilis, que significa “da mesma família”. Ser gentil, portanto, é tratar as pessoas como se fossem da própria família.
Kênia Gomes, técnica de referência do Centro de Convivência “Fátima Russo”, apresentou vídeos sobre o tema e desenvolveu uma dinâmica com o grupo.
Os encontros mensais promovidos pelo Cras têm como objetivo discutir e refletir sobre temas que impactam as famílias e a comunidade. Os participantes do SCFV também podem sugerir os temas a serem abordados nos encontros futuros.
A roda de conversa contou com a participação de 14 pessoas e foi encerrada com um lanche para a confraternização dos presentes.