A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia neste mês de dezembro uma série de ações de conscientização sobre o vírus da imunodeficiência humana (HIV), com o objetivo de informar a população e incentivar a prevenção. As atividades integram a campanha nacional “Dezembro Vermelho”, que busca alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento do HIV/AIDS.
A primeira atividade do mês ocorreu na tarde de ontem (2/12), na Rua São Paulo, onde foi realizado o "Dia de Luta Contra o HIV", com a oferta de testes rápidos para detecção do HIV. As ações continuam ao longo do mês com diversas palestras, testes rápidos e eventos comunitários em diferentes pontos da cidade.
Na próxima sexta-feira, (6/12), será realizada uma palestra sobre aconselhamento, destinada aos servidores da ESF Belvedere, com início às 13h30. Já no dia 7, a ação "Corrida Bike Kids", no bairro Porto Velho, contará com mais um dia de testes rápidos, das 8h30 às 11h. No dia 12 de dezembro, a SEMUSA promove uma parceria com a COPASA para realização de testes rápidos e palestra na Rua Muriaé, 619, no bairro Bela Vista, a partir das 8h.
A campanha continua no dia 16 de dezembro, quando, mais uma vez em parceria com a COPASA, será realizado um evento de testes rápidos e palestra na Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Bela Vista. No dia 27 de dezembro, a partir das 8h, mais uma ação de testes rápidos será realizada na Rua São Paulo, com o objetivo de alcançar ainda mais pessoas.
Essas ações têm como objetivo não só promover a conscientização, mas também garantir o acesso à testagem e ao aconselhamento sobre HIV/AIDS, oferecendo informações essenciais para a saúde da população e reforçando a importância de se prevenir e cuidar da saúde. A SEMUSA destaca a importância da participação de todos, reforçando que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que toda a população participe dessas ações, que são gratuitas e abertas a todos. A prevenção continua sendo a melhor forma de combater o HIV, e a Semusa está à disposição, e endossa a causa de braços abertos.