Clique aqui e consulte nossas políticas.
22 MAI 2024
Estudantes da Escola Paulo Freire experimentam nova opção de cardápio saudável
receba notícias
A ocasião serviu para conscientizar sobre a importância do hábito de uma alimentação saudável
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, nos dias 13 e 17 de maio, aconteceu na Escola Municipal Professor Paulo Freire, palestras de incentivo à merenda escolar.

O Setor de Alimentação Escolar da Semed, coordenado pela gerente, Ana Carolina, ofereceu aos pais e estudantes da unidade escolar, um momento de orientação e troca de experiências com o objetivo de destacar a importância da alimentação saudável, especialmente, dentro da instituição escolar, cuja responsabilidade alimentar está sob os cuidados das equipes de nutricionistas da secretaria, e sobre como os benefícios são garantidos dentro da proposta e cardápio inserido nas escolas municipais.

Na oportunidade, a nutricionista da Semed, Fernanda Santos de Oliveira, refletiu com todos sobre a importância das crianças consumirem a merenda da escola, com o objetivo de que todos entendam o quão saudável é o alimento servido nas unidades. Dentro do tema, a nutricionista introduziu informações que esclarecem sobre a diferença entre os alimentos saudáveis e não recomendados.

Fernanda também fez menção sobre a importância de não levar merenda de casa porque, muitas vezes, são alimentos ultraprocessados e industrializados, o que pode ser prejudicial não só às crianças, mas a todos. A profissional usou como base de informações, dentre outras fontes de conhecimentos, empíricos e acadêmicos, o “Guia Alimentar da População Brasileira”, que tem como fonte, os regulamentos de acordo com as devidas deliberações, conforme os órgãos de autoridade e controle referentes.

Ao longo dos dois dias de aplicação e deliberação sobre as normas referentes à alimentação saudável dentro da unidade escolar, todas as crianças e estudantes da escola, juntamente com os pais e responsáveis, foram atendidos e orientados. O diretor da unidade escolar expressou sua satisfação. “Nesta ocasião pudemos saber mais sobre a importância da merenda escolar, trazendo curiosidades, por meio de uma didática bem bacana e legal, portanto, atendeu aos estudantes e ao público da unidade escolar”, destacou.

A estudante do 3º ano, Rebeca Helen Máxima Teles, falou, em breve depoimento, sobre a palestra. “Gostei muito! É muito mais saudável do que biscoito e bolacha recheada. A merenda da escola é muito mais saudável!”, pontuou.

O vice-diretor, Flávio Silva Brandi, acrescentou também: “Tivemos a ideia esta palestra, após fazermos alteração na permissão do que as crianças poderem trazer ou não como lanche. Então, decidimos chamar a Fernanda, que acompanha a nossa escola, para fazer uma palestra bem legal e divertida. Alguns momentos em que participei foram bem legais e interessantes!”, exclamou.

A estudante do 5º ano, Gabrielli Alves Oliviera, expressou sua satisfação. “A palestra sobre os alimentos é muito importante para a nossa saúde, e eu acho muito melhor comer alimentos da natureza do que alimentos processados!”, expressou. Geovana Antônia Oliveira, estudante do 5º ano, também deixou o seu reconhecimento em relação a este momento tão especial. “Achei muito legal porque tivemos uma palestra muito explicativa e a gente interagiu muito, gostamos muito!”, opinou.

A Semed defende e auxilia sobre a adoção da alimentação saudável dentro das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, a fim de preservar e cooperar para que a saúde dos estudantes culmine em uma maior e melhor oportunidade de adesão ao processo de aprendizado.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024