A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), recebeu na sexta-feira (17/5), a entrega de equipamentos para a Promoção à Igualdade Racial no município. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte.
Na ocasião, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, realizou a entrega para a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, e para o presidente do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Compir/Divinópolis), Ronaldo Maurício do Carmo. O kit recebido contém um veículo Fiat Pulse, televisor, refrigerador e um bebedouro.
Os equipamentos serão de responsabilidade dos Direitos Humanos e será utilizado para fomento da Política de Igualdade Racial. A entrega tem como objetivo fortalecer a coordenação e a articulação das políticas públicas de enfrentamento ao racismo e para a promoção da igualdade racial nos municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
Ronaldo Maurício do Carmo ressaltou a importância dos produtos recebidos. “Esse kit é muito importante porque fortalece a luta pela igualdade racial na cidade e também as ações do Compir que, muitas vezes, tem que se deslocar para apurar um caso de racismo ou injúria racial. O veículo também ajudará bastante nas ações de promoção de igualdade racial em que é necessário o deslocamento de membros do Compir para outras cidades ou mesmo trazer outros conselhos para Divinópolis”, destacou.
A vice-prefeita Janete Aparecida informou que, em Minas Gerais, somente 14 cidades foram contempladas com os kits e, Divinópolis está entre elas. “São poucas cidades que conseguiram regulamentar e passar uma lei na Câmara, criando o Conselho da Igualdade Racial e Divinópolis é uma delas! O Conselho é extremamente importante para que a gente consiga promover a luta e o enfrentamento ao combate à desigualdade racial. O veículo e todos os equipamentos recebimentos são importantes ferramentas para que a gente possa engajar, ainda mais, nesse enfrentamento de tornar as pessoas mais próximas, respeitadas e mais iguais. Não deixando que a diferença de cor, de raça torne o ser humano afastado um do outro. Que a gente possa reinar a paz e o respeito entre todos”, salientou.
Estiveram presentes também, o vereador Anderson da Academia e, representando o Compir: o vice-presidente, João Batista da Silva; a diretora, Marisa Cecília Ferreira Braz; o conselheiro titular, Célio Lúcio Lopes; e o secretário executivo, Fabrício Ribeiro Silveira.