A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu nesta semana, atividades em prol da Semana da Luta Antimanicomial, decorrente do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que será comemorado no próximo sábado (18/5).
Na segunda-feira (13/5), a equipe do Caps III promoveu a visita dos pacientes dos serviços de saúde mental na academia Mutação, tendo em vista que a atividade física contribui, de forma satisfatória, no tratamento dos pacientes que fazem acompanhamento no Caps, na direção de uma melhor qualidade de vida. A experiência contou com a participação da equipe técnica do Caps III, dos educadores físicos e dos professores da academia. Além de ceder o local, a academia promoveu uma aula prática para todos os visitantes, como parte dos princípios norteadores da luta antimanicomial, que visa a reinserção dos indivíduos e a utilização de espaços públicos.
Na quarta-feira (15/5), foi promovido um dia dedicado à educação continuada para os profissionais da rede pública. Na oportunidade, foram abordados temas como a contextualização histórica da loucura, a evolução dos cuidados de saúde mental, o surgimento da psiquiatria, a criação dos hospitais psiquiátricos, a reforma psiquiátrica, as leis e instrumentos legais que norteiam a saúde mental, a criação dos Caps, os desafios atuais, e as novas possibilidades e dispositivos a serem implementados.
O momento foi necessário para promover a reflexão sobre a ideia da loucura, as formas de cuidado, os equívocos e dificuldades enfrentadas, o percurso militante dos profissionais de saúde mental e o caminho no horizonte. Foi pontuado, portanto, que é necessário não esquecer o passado recente sobre o movimento, construir políticas públicas baseadas no cuidado multiprofissional e biopsicossocial e apostar no tratamento em liberdade respeitando a autonomia e o desejo do sujeito.