A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), realizou ontem (15/5), a premiação final do “InovEM”. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo José Constantino Sobrinho, localizado no bairro Niterói.
O projeto tem o objetivo de incentivar o pensamento empreendedor e inovador dentro das escolas. Através dele, os alunos foram capacitados a identificar problemas, propor soluções e utilizar ferramentas e organização pessoal, além de apresentarem clareza nas suas ideias.
Luiz Coutinho, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, abriu o evento. “Nosso objetivo, como Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é desenvolver a inovação. O InoEM é um dos projetos mais importantes pois, leva para os jovens, questões como empreendedorismo, mas também sustentabilidade no nosso ecossistema, pensando assim, no futuro de Divinópolis”, salientou.
A coordenadora de Apoio ao Empreendedor, Heloísa Colares frisou o objetivo do projeto para os estudantes. “Quando o InovEM nasceu, tínhamos o desejo de plantar uma semente de inovação e empreendedorismo em cada um dos jovens. Espero que todos os participantes levem e reguem essa semente, dando continuidade aos projetos no futuro!”, reforçou.
Luiza Amélia Coimbra, superintendente regional de Ensino, dissertou sobre os avanços da educação municipal em conjunto ao projeto InovEM. “Nossa educação modernizou muito e, através dessa parceria, vemos a importância do projeto para o governo e para a Escola Estadual envolvida”, observou.
O secretário de Administração, Thiago Nunes, salientou para os jovens estudantes a importância da participação no projeto. “Temos inúmeras pessoas que estão em posições de destaque na cidade e no mundo inteiro, como reflexo das inovações que foram produzidas e nasceram de ideias talvez do quintal de casa ou do quintal acadêmico. Então, este projeto é um grande passo para o futuro de todos vocês!”, afirmou.
O analista de Negócios do Sebrae, Denis Magela, destacou a importância de tratar sobre empreendedorismo e inovação nas escolas. “Desde os primeira educação até o ensino médio, é importante trabalhar nas escolas questões como empreendedorismo e inovação dentro das escolas. Que possamos tornar o município de Divinópolis um celeiro de empresas com bases tecnológicas!”, analisou.
A diretora de extensão da Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação da UFSJ, Daniela Regiane da Silva, falou sobre o trabalho realizado com os alunos. “Ensinamos aos estudantes habilidades importantes, como por exemplo: identificação de problemas, validação de soluções, desenvolvimentos de ideias inovadoras, todas elas colaboram para que os estudantes sejam agentes de mudanças na nossa comunidade”, informou.
O diretor da Escola Estadual São Vicente, Filipe Júnior, fez questão de agradecer pela escola ter sido a sede do projeto. “Graças a nosso ambiente acolhedor, temos captado iniciativas como esta, que nos favoreceram com esse projeto, disseminando essa relação de empreendedorismo na vida dos nossos alunos. Com certeza esse será um conhecimento que irá favorecê-los ao longo de toda a vida!”, afirmou.
O InovEM foi desenvolvido pela Prefeitura de Divinópolis; pelos agentes locais de Inovação do Sebrae, das modalidades Educação Empreendedora e Ecossistema de Inovação; e pela Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação (Laemi) da UFSJ. O programa ainda conta com os patrocínios da empresa Farmax e da agência de marketing Aerostato Comunicação.
No evento final, foram escolhidos e premiados, três projetos considerados mais inovadores, elaborados e apresentados pelos estudantes. Os três primeiros lugares foram premiados com troféus, produtos da Farmax e uma visita técnica na empresa. Confira os vencedores:
AcessTech
Esta startup levou o primeiro lugar no concurso e teve a participação dos alunos, Ana Luisa, Ana Luisa Rodrigues, Júlia, Miguel e André. O aplicativo vencedor visa dar acessibilidade e auxiliar pessoas com deficiência, facilitando o cotidiano e trazendo simplicidade em exercer tarefas. O aplicativo traz o mapeamento dos locais de apoio mais próximos aos clientes; possui uma inteligência artificial responsável por uma interface didática, ampla e acessível; disponibiliza números de emergência; e possui a função de controle de medicamentos, com cuidados especiais e lembretes para remédios.
DiviJob
Receberam o segundo lugar, grupo formado pelos alunos, Vinícius, Arthur, João Gabriel, e Vitor Gabriel. O aplicativo foi desenvolvido para viabilizar e facilitar a entrada dos jovens, que saíram do ensino médio, no mercado de trabalho. Consiste em uma plataforma online de anúncios e buscas de empregos, customizada para jovens, com orientações profissionais e suporte durante a busca. Com foco na comunidade local, empregos perto de casa e parcerias estratégicas, o produto terá um espaço para que comerciantes e empresários locais possam, também, anunciar suas vendas.
PBank
Premiados com o terceiro lugar, ficou o grupo formado por Victor Gabriel, Ricardo Gabriel, Vitor Antônio, Miguel e Elias. O aplicativo consiste em disponibilizar internet via software para a realização de pagamentos via PIX, e fazer parcerias com bancos para que eles estejam com o aplicativo dentro da empresa, e para que este formato de pagamento possa ser feito sem internet, facilitando o seu uso e funcionalidade.