Clique aqui e consulte nossas políticas.
16 MAI 2024
Encontro reúne centenas de pais de estudantes na Rede Municipal de Ensino
receba notícias
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que ontem (15/5), foi realizado na Escola Municipal Professor Paulo Freire, um encontro com pais, profissionais da unidade escolar e profissionais da secretaria.

O momento reuniu cerca de 200 pais de estudantes da Escola Municipal Professor Paulo Freire.  O tema escolhido para ser trabalhado e abordado com os pais foi voltado à relação familiar em concomitância com o processo de aprendizagem das crianças. Durante este momento, foi realizada pela equipe do Projeto Olhares Para Educação da Semed, uma palestra com o tema: A importância da participação e relação da família no processo de aprendizagem e no contexto escolar.

A participação e a relação da família desempenham papéis cruciais no processo de aprendizagem e no contexto escolar. Na reunião, foram abordadas algumas das maneiras pelas quais a participação da família é importante. Algumas das citadas foram destacadas pelo apoio emocional, estímulo à aprendizagem, parceria com a escola, monitoramento do progresso acadêmico, fomento de hábitos de estudo, valorização da educação, inclusão cultural e linguística e auxílio na resolução de problemas.

De acordo com os profissionais, a participação da família no processo de aprendizagem é essencial para promover o sucesso acadêmico, o bem-estar emocional e o desenvolvimento global dos alunos. Quando escola e família trabalham juntas, os alunos têm mais chances de alcançar seu pleno potencial.

Dentro do Projeto Olhares para a Educação a palestra foi realizada pela parte responsável pela psicologia e serviço social. Os resultados deste momento apresentaram diversos pontos positivos pois, o tema abordado, envolveu a todos e muitas questões foram sanadas a partir de esclarecimentos pertinentes à proposta.

A Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis apoia e contribui para que, cada vez mais, os laços de atenção referentes aos contextos escolares e acompanhamento no processo de educação entre as crianças, as famílias e os profissionais, sejam fortalecidos e ampliados. A fim sempre de fomentar o avanço na educação e na construção de um elo fortalecido entre a comunidade escolar.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024