Ação teve como objetivo realizar uma formação sobre os padrões de beleza contemporâneos através de atividades de conscientização
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa o acontecimento do segundo encontro sobre vivências ontem (14/5), com a temática: “Vivências: O que eu vejo?”
O evento, realizado no auditório da Semed, reuniu 22 professores, palestrantes, organizadores e profissionais que fazem parte do Centro de Referência do Profissional da Educação (CRPE). O momento teve como objetivo geral, desta vivência, apresentar aos professores e estudantes uma reflexão sobre os padrões de beleza e sobre a forma como eles influenciam nossas percepções sobre os outros e sobre nós mesmos.
A discussão sobre padrões de beleza foi feita em conjunto com as noções de diversidade, representação social, racismo e estética negra. A vivência buscou evidenciar como os critérios estéticos e padrões de beleza são construções sociais que podem ser excludentes e racistas. Por esse motivo, o foco da vivência foi procurar desconstruir o entendimento recorrente sobre padrões de beleza e fomentar uma imagem positiva sobre a estética negra.
Em todas as atividades previstas, os participantes foram convidados a compreender e refletir sobre os temas em questão através de estratégias didáticas de sensibilização. Para isso, foram oferecidos diferentes materiais que incentivaram tanto a construção de conhecimentos históricos quanto os exercícios de reforço de autoestima e de respeito às diferenças.
A promoção deste encontro para os professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino foi realizada pela Viven, organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a educação cidadã por meio de vivências realizadas em escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
A ONG já implementou sua metodologia em 372 escolas de 137 cidades do País e conta mais de 219 mil participações de estudantes nas vivências que desenvolve. Atualmente, 18 redes de ensino espalhadas pelas cinco regiões do Brasil são parceiras da Viven e adotam suas vivências e atividades formativas que proporcionam reflexões profundas, a partir de jogos, dinâmicas e metodologias ativas, baseadas no sentir para transformar.