A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), apoiou, na manhã de hoje (2/4), a realização "Caminhada Inclusiva TEA-R”.
A atividade teve concentração na Praça da Catedral e, por volta das 8h30, o grupo, que era composto por centenas de pessoas, partiu para a caminhada. O trajeto passou pela avenida 1ª de Junho até chegar na Praça do Santuário, local de encerramento da ação. Ao final do trajeto, a Banda da Policia Militar ainda fez uma apresentação musical, para alegrar a todos.
Alunos da Escola Municipal Raio de Sol estiveram presentes na caminhada. A unidade trabalha com a modalidade de educação especial no município, desenvolvendo uma prática escolar que valoriza as habilidades dos estudantes, com atendimentos humanizados.
Além disso, também participaram da caminhada: integrantes do Projeto Olhares, que consiste na atuação de uma equipe de psicólogos e assistentes sociais nas unidades escolares; e representantes da Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (Emiede). Ao todo, participaram da caminhada 128 pessoas com deficiência.
A Caminhada Inclusiva TEA-R ganhou este nome como forma de simbolizar o Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, tendo suas siglas sido incluídas ao nome juntamente com a letra R, representando a palavra respeito. A data é celebrada hoje, sendo uma forma de conscientização acerca do tema.
A caminhada foi uma realização da Associação Amiga dos Autistas e Demais Deficiências do Centro-Oeste Mineiro junto com a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da 48ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
De acordo com representante da OAB, Vandriane Helena, é fundamental o apoio para essas atividades. “É com muito prazer e com muita alegria que comemoramos o terceiro ano dessa caminhada e, desta vez, com o apoio do Poder Público, que é muito importante para nós. Eu queria agradecer a todos e falar que estamos sempre de portas abertas!”, disse.
Virginia Aparecida Caetano, presidente da Associação Amiga dos Autistas e Demais Deficiências do Centro-Oeste Mineiro, ressaltou o quão importante é falar sobre o tema. “A inclusão deve ser o ano todo e ela começa dentro de nossas casas, quando explicamos e conscientizamos as crianças que elas não são imperfeitas, muito pelo contrário, são diferentes assim como todos nós”, salientou.
O secretário de Esportes e Juventude, Weslley de Oliveira, comentou sobre a importância da caminhada. "Muito satisfeito em apoiar a realização de um evento tão importante como este! Esta caminhada proporciona um momento fundamental de conscientização, socialização, além de incentivar a prática de atividades, trazendo benefícios tanto para a saúde física, quanto mental", afirmou.
A secretária de Educação, Andreia Dimas, falou sobre a importância de a educação inclusiva estar presente em todos os momentos. “Hoje, nessa caminhada inclusiva, é importante todos nós pensarmos no reconhecimento do transtorno do espectro autista e é preciso dizer que a educação inclusiva está em todos os espaços. Estamos aqui, por exemplo, com a Oficina Itinerante, que representam todas as unidades de ensino regular, demonstrando isso”, enfatizou.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, agradeceu a todos que participaram da caminhada e deixou um recado. “Eu gostaria de agradecer cada um de vocês e é impossível fazer isso sem falar dessas crianças e adolescentes aqui presentes. Ser diferente é normal, respeito é inclusão, e que a gente possa cada vez mais deixar isso claro em todos os lugares”, declarou.