06 MAR 2024
Unidades de saúde promovem atividades de promoção a saúde para usuários
As atividades buscam incentivar os usuários a zelarem pelo seu bem-estar, com ações de promoção a saúde.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga algumas atividades realizadas por unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), nos últimos dias. As atividades visaram a promoção de saúde dos usuários das unidades e também o início do mês das mulheres, celebrado em março.

No sábado (2/3), a ESF Vila das Roseiras realizou mais uma ação de saúde do trabalhador. Essas atividades acontecem sempre no primeiro sábado do mês, quando a unidade de saúde abre as portas para atendimentos voltados aos trabalhadores e trabalhadoras da região.

A iniciativa inclui uma série de atividades, como coleta de preventivos, consulta médica e odontológica e procedimentos, como vacinação, pesagem e aferição de pressão arterial, disponíveis a toda população.

Na segunda-feira (4/3), a unidade de saúde São Simão realizou uma sala de espera para debater e relembrar temas importantes. Primeiro, a atividade abordou a questão da atualização cadastral que vem acontecendo no município e que é de extrema importância para as unidades e os usuários, servindo para facilitar o contato entre os dois e garantir atendimentos de qualidade para todos.

Na ocasião, também foi iniciada a semana do dia das mulheres, com o debate e conscientização sobre a prevenção do câncer do colo de útero. A sala de espera foi conduzida pela enfermeira, Marília de Faria, e também pelos agentes comunitários de saúde (ACS), Ana Carolina Ferreira e Bruno Gomes.

Durante a manhã de hoje (6/3), a unidade de saúde do Tietê também iniciou as comemorações do mês de março, em alusão ao Dia das Mulheres. Na oportunidade, o grupo de chi kung, que consiste em momentos de relaxamento por meio da prática integrativa corporal, realizou uma ação na unidade.

O momento foi direcionado pelas agentes comunitárias de saúde (ACS), Dania Aparecida e Edilene Silva, e contou com a participação de cerca de 20 mulheres da ESF, que puderam realizar os exercícios propostos e já iniciar os preparativos para os dias das mulheres.

Também na manhã de hoje, usuários do grupo de atividade física da unidade de saúde do Catalão tiveram mais um encontro. A atividade, que aconteceu na Praça Elizeu Zica, foi organizada pela fisioterapeuta da ESF, Mayra Garcia, que passou diversos exercícios de alongamento para os presentes.

As ações de atividade física são extremamente importantes para a saúde dos usuários, uma vez que previne uma série de doenças, como a hipertensão e os diabetes. Cerca de 20 pessoas participaram da atividade.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024