A Prefeitura de Divinópolis, por meio de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participou ontem (5/3), do Seminário de Implantação do Centro de Referência de Imunobiológicas Especiais (Crie) da Macrorregião Oeste. O programa é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, em conjunto com a Superintendência Regional de Divinópolis.
O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), tendo como público alvo, referência técnicas da Atenção Primária, Imunização, Vigilância em Saúde das Secretarias Municipais de Saúde, além de Serviços de Saúde que fazem atendimento aos pacientes com critérios para o recebimento de vacinas especiais pelo Crie.
Além dos representantes das cidades da Macrorregião Oeste, e da Prefeitura de Divinópolis, o encontro contou com a presença do pediatra, epidemiologista e mestre em medicina tropical, José Geraldo; a mestre em enfermagem e gerente do Crie-BH, Tatianne Carvalho; a coordenadora SAE-CTA Ampliado de Divinópolis, Marlene Alves Ferreira e por fim, a professora da Universidade, Eliete Albano.
O serviço é um projeto idealizado pela Semusa e concretizado juntamente com o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que tem como o objetivo a descentralização das imunobiológicos especiais, visando facilitar o acesso da população que possuem algum quadro clínico específico de vulnerabilidade, que necessita de vacinas especiais. Portanto, Divinópolis agora passa a ser referência para a microrregião na avaliação e condução dos imunobiológicos de critério especial, Crie descentralizado.
As ações relacionadas ao programa são custeadas pelo estado, que antes eram centralizadas. O município agora ganha autonomia nesse serviço e amplia a oferta e promove maior acessibilidade para pacientes imunossuprimidos e outras condições especiais que precisam de vacinas diferentes da do calendário de rotina
O Crie está disponível para os cidadãos na rua São Paulo, nº 10, no Centro, com a realização dos serviços de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Agora o programa está criando uma plataforma para atendimentos em cidades em que não há uma sede física, facilitando e tornando acessível o acesso dos usuários.
Sobre o Crie
O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) atende indivíduos com condições especiais, incluindo contraindicações aos imunobiológicos disponíveis na rede pública, pacientes imunocompetentes e imunodeprimidos, além de outros grupos de risco. Os usuários, tanto da rede pública quanto privada, que atendem aos critérios para o uso de imunobiológicos especiais podem ser encaminhados ao Crie por seus médicos, acompanhados pela solicitação e justificativa da indicação por meio da "Ficha para Solicitação de Imunobiológicos Especiais - Crie" e cartão de vacinação.