A atividade buscou capacitar os profissionais para o atendimento de casos de dengue e chikungunya, que estão em crescente em todo o país.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi realizado, na terça feira (27/2) e na quinta-feira (29/2), por meio da Diretoria da Atenção Primária, um treinamento sobre Manejo Clínico das Arboviroses, destinado a médicos e enfermeiros. A atividade aconteceu no campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
O objetivo deste treinamento foi capacitar os profissionais de saúde da Atenção Primária para enfrentar, de forma eficaz e abrangente, as arboviroses, um desafio crescente no contexto da saúde pública. Durante a capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre o diagnóstico precoce, tratamento adequado e manejo clínico das arboviroses, incluindo dengue e chikungunya.
Além disso, foram abordadas estratégias de prevenção e controle, enfatizando a importância da vigilância epidemiológica e do manejo integrado do vetor. A atividade contou com palestras do médico da unidade de Estratégia Saúde de Saúde (ESF) Porto Velho 2, William Bueno; da referência técnica na Diretoria de Atenção Primária, Cristiane Mikami, e da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mariana Leal.
Os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental na identificação precoce e no tratamento adequado das arboviroses, contribuindo para reduzir o impacto dessas doenças em nossa comunidade.