A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi iniciado na manhã de hoje (29/1), o Grupo de Bem-Estar e Qualidade de Vida da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga. O primeiro encontro aconteceu no espaço do salão comunitário do bairro.
A atividade foi conduzida pelo nutricionista, Mário Rabelo e pela farmacêutica, Alessandra da Silva, ambos da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) 1, e contou também com a participação dos agentes comunitários de saúde (ACS) da unidade, Maria Aparecida Saldanha e Amilton César. Cerca de 12 pessoas estiveram presentes.
Todos os participantes tiveram, inicialmente, a aferição da pressão arterial e de glicose, e depois passaram por consultas individuais com o nutricionista e com a farmacêutica. O grupo é destinado a pacientes hipertensos, diabéticos, com sobrepeso e obesidade, visando mudanças positivas nos hábitos alimentares, melhoria na saúde geral e aquisição de habilidades para manter mudanças a longo prazo.
A ação consiste em cinco encontros quinzenais, com temas importantes a serem discutidos em cada. Neste primeiro, foi feita uma apresentação e uma discussão sobre os hábitos alimentares, a fim da identificação dos padrões prejudiciais à saúde.
O segundo encontro, que acontecerá no dia 19 de fevereiro, dará orientações sobre dietas equilibradas e porções adequadas aos presentes, além da realização de exercícios práticos de planejamento de refeições. No dia 4 de março, a atividade abordará a importância dos exercícios físicos para a saúde, com o desenvolvimento de um plano de atividades para os participantes.
O quarto encontro do grupo está previsto para acontecer em 18 de março, com uma discussão sobre os desafios na mudança de hábitos e de estratégias para lidar com emoções relacionadas à alimentação. Fechando o grupo, no dia 1º de abril, será feita uma avaliação do progresso individual de cada participante, o reconhecimento de conquistas e o estabelecimento de metas futuras.
De acordo com o supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel, a ação é extremamente importante. “Esse tipo de atividade evidencia o cuidado centrado na pessoa, além da prevenção de doenças por meio do autocuidado e da mudança de hábitos com a implementação de práticas saudáveis. É justamente esse o papel da Saúde da Família, viabilizar a promoção à saúde por meio do aprendizado e do acompanhamento”, comentou.