Clique aqui e consulte nossas políticas.
06 DEZ 2023
Cras Noroeste realiza ação em unidade de saúde em Amadeu Lacerda
receba notícias

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Cras Noroeste, realizou na quarta-feira (6/12), no período da manhã, uma ação descentralizada em parceria com a equipe de saúde ESF Djalma Dutra.

O objetivo da ação foi promover o acesso à informação e aos serviços do Cras para moradores da região rural mais distante, dentro do território do Cras.

A ação envolveu a inclusão e atualização do Cadastro Único, atendimentos da equipe técnica, orientações sobre os benefícios do Cadastro, sobre os programas sociais do governo federal e distribuição de cartilha, em concomitância com ações da Unidade de Saúde de Amadeu Lacerda.

No decorrer do evento, as técnicas Rosangela Botelho e Madalena Amaral expôs aos presentes, os benefícios e serviços sociais disponibilizados às famílias através da inclusão ao Programa Cadastro Único, e  reiterou a necessidade de atualização dos dados a cada 2 anos, ou sempre que houver alguma alteração nas informações  prestadas.

No decorrer do evento, a psicóloga Rosângela Botelho e a assistente social Madalena Amaral, realizaram acolhimento e atendimentos individualizados às famílias, prestaram orientação e proferiram uma breve palestra para os presentes.

Desta forma, buscaram esclarecer os benefícios do Cadastro Único, dos programas sociais a ele vinculados, dos critérios para o BPC e as condicionalidades do Programa Bolsa Família.

Informaram ainda os serviços desenvolvidos pela equipe do Cras, tais como o acompanhamento familiar e trabalhos em grupo. Na oportunidade, abordou-se a importância da atualização do Cadastro a cada 2 anos ou sempre que houver alguma alteração na situação familiar.

Para Anna Karenina Martins do Amaral, enfermeira responsável técnica da Equipe Saúde Família, a ação foi extremamente necessária. A comunidade Amadeu Lacerda é o ponto de apoio mais distante atendido pela equipe ESF Djalma Dutra, assim, o deslocamento da equipe Cras até este ponto pode beneficiar inúmeros usuários que não conseguem se deslocar até a cidade para tratar desses assuntos.
A ação intersetorial foi articulada pela coordenadora Eliana Guimarães e pelo supervisor de saúde Ellis Jorge.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024