A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre as ações realizadas na última sexta-feira (1/12), em abertura da programação do “Dezembro Vermelho”, época para destacar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids.
A programação teve início com a realização do Seminário Intermunicipal de Prevenção Combinada ao HIV, que aconteceu no auditório da faculdade Anhanguera, antigo Pitágoras. Este evento contou com a participação de 90 pessoas que acompanharam palestras sobre a conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e o preconceito.
A abertura foi realizada pela acadêmica de medicina da UFSJ, Liliam Santos Neves, seguida pelo também acadêmico de medicina da UFSJ, João Vitor Alves Nunes, que apresentou a palestra "Prevenção Combinada: intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais para o combate à epidemia do HIV”. Logo após, foi apresentando o tema “Aconselhamento pré e pós teste para o HIV", a palavra foi entregue à enfermeira e coordenadora do SAE, Marlene Alves Ferreira.
Posteriormente, o médico infectologista preceptor da UFSJ, Gustavo Machado Rocha, apresentou ao público sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV. Em seguida, o médico complementou falando um pouco sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de risco à infecção pelo HIV, Hepatites Virais e outras ISTs. A ação foi encerrada com uma avaliação do encontro após a finalização de todas as apresentações.
Também na sexta-feira (1/12), o Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizou no campus da UFSJ, durante toda a tarde, uma ação de testagem rápida. A Semusa reforça a importância desse tipo de movimentação, para que busquemos ainda mais conscientização sobre um tema tão importante quanto ao que é abordado no Dezembro Vermelho.