A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), realizou, na tarde de sexta-feira (17/11), no Centro Administrativo, a solenidade de entrega do certificado “Orgulho Divinopolitano” para ex-alunos da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva com destaque na atuação acadêmico-musical.
Foi homenageado nessa tarde Rafael Martins, que iniciou seus estudos escola tocando clarinete. Sua paixão pelo trombone cresceu ao longo do tempo, inspirado pelas grandes orquestras dos anos 80. Sob os ensinamentos do pai, o maestro Josemar Tadeu Moreira Martins, participou da Banda Bandalha e da Banda Municipal Teodósino Campos.
Recebeu instrução de mestres como o Professor Edvaldo "Vaquinha" e Ernando, maestro da Banda Bandalha. Em 2000, teve uma breve passagem pelo curso de Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal de Ouro Preto e, posteriormente, mudou-se para Belo Horizonte.
Formou-se no curso básico de trombone no CEFAR/Palácio das Artes e ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais para o bacharelado em trombone.
Após sua formatura, continuou o curso de licenciatura enquanto ingressava na área musical da Polícia Militar de Minas Gerais em 2007. Ao longo de 16 anos de trabalho na instituição, contribuiu com excelência para a disseminação da música, cultura e segurança ao público em geral. Mestre em Administração e com pós-graduações em Polícia Comunitária e Regência, Rafael Martins continua seu trabalho no Centro de Atividades Musicais da Polícia Militar de Minas Gerais.